Quem aqui não vê a hora de 2024 começar? Pois eu aposto que muita gente está esperando ansiosamente o novo ano. Principalmente levando em consideração os lançamentos de SUVs confirmados para o mercado brasileiro.
Confira a seguir os 16 SUVs que já estão com o passaporte carimbado ou com a chegada às lojas confirmada para 2024. A lista inclui desde modelos compactos até produtos de luxo, elétricos e híbridos.
A marca francesa optou por lançar primeiro as versões de cinco lugares do novo C3 Aircross. Agora, a expectativa é pelo lançamento do SUV de sete lugares.
Se seguir a estratégia de preços do carro de cinco lugares, o Citroën deve mexer com o domínio do Chevrolet Spin. Aliás, o SUV chega apenas no 1º trimestre de 2024 ao mercado, mas já pudemos dar algumas voltas com o modelo.
Outra novidade esperada para 2024 no segmento dos SUVs é o Renault Kardian. Substituto do Stepway e menor que o Duster, o novo SUV é um produto totalmente novo na gama da marca francesa.
Além de ser o primeiro carro sobre uma nova plataforma global, o Kardian terá um novo conjunto mecânico, com motor 1.0 turbo flex de 125 cv e câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem.
Lançado em 2019, o Volkswagen T-Cross vai passar por sua primeira reestilização no Brasil. A expectativa é que o SUV compacto feito em São José dos Pinhais (PR) siga o padrão das mudanças do hatch Polo.
Ou seja: as mudanças visuais externas e internas do carro europeu deverão servir de inspiração para a atualização no visual do SUV feito no Brasil.
Outro que também deve mudar em 2024 no segmento de SUVs é o Volkswagen Nivus, que é vendido com o nome "Taigo" no mercado europeu.
Além do visual atualizado, o Nivus deverá ganhar ainda uma muito esperada variação GTS, com o motor 1.4 de 150 cv.
O Peugeot 2008 de primeira geração já está bem cansado. Pois o substituto já está a caminho: a segunda geração do modelo chega em breve ao mercado brasileiro.
Assim como as versões mais acessíveis do hatch 208, o SUV compacto será produzido em uma "variação Mercosul" lá na Argentina, onde entra em produção no início de 2024. Vale lembrar que a variação elétrica e-2008 já está entre nós desde o ano passado.
Marca ligada à Chery, a Omoda oficializou há poucos dias que o SUV "5" será o seu primeiro modelo comercializado no Brasil.
O SUV de porte médio - já testado pelos nossos parceiros australianos do site Carsales - será comercializado nas variações híbrida-leve e elétrica. A ficha técnica do carro para o Brasil ainda não foi divulgada.
Além da Omoda, outra marca da Chery que chega ao Brasil em 2024 é a Jaecoo (fala-se “Djeico”), com o SUV médio "7". Modelo pouco maior que um Jeep Compass
A marca ainda não divulgou a ficha técnica do carro que será vendido no Brasil. No exterior, tem motor 1.6 turbo de 190 cv.
A chinesa BYD não vai ficar parada frente à chegada de novas marcas e produtos. Uma das novidades da gama de SUVs esperada para 2024 é o Song Pro.
Com leves diferenças estéticas para o Song Plus, será um carro mais acessível. Terá também um conjunto motriz híbrido plug-in: 1.5 aspirado e um motor elétrico, com potência combinada de 197 cv. Menos que os 235 cv do irmão mais caro.
Depois de apostar na eletrificação da sua linha, a JAC promete para 2024 o lançamento de um híbrido plug-in. É o SUV médio QX, modelo recém-lançado na China.
Com um visual que lembra muito os concorrentes BYD Song Plus e GMW Haval H6, é um modelo de linhas sofisticadas, que tem um conjunto mecânico com 203 cv de potência combinada.
Outro modelo médio já confirmado para o Brasil é a geração mais recente do SUV Honda CR-V. Na verdade, esse lançamento estava na lista de 2023, mas acabou atrasando.
Outro carro que já foi testado por nossos parceiros do Carsales, o Honda CR-V de sexta geração ficou maior e será comercializado por aqui em sua variação híbrida, com 207 cv de potência combinada.
Outro SUV confirmado para o Brasil é o Chevrolet Blazer EV. Apesar do nome familiar aos brasileiros, estamos falando de um bicho bem diferente. É um SUV elétrico com quase cinco metros de comprimento e conjunto motriz de 565 cv.
O carro foi lançado recentemente nos Estados Unidos, mas teve as vendas interrompidas temporariamente após a identificação de falhas de software. Até segunda ordem, o lançamento no Brasil está confirmado para 2024.
Confirmado para o 1º semestre de 2024 no Brasil, o Kia EV9 é um SUV elétrico de porte grande e visual parrudo e, ao mesmo tempo, bem futurista.
Montado sobre a nova plataforma E-GMP do Grupo Hyundai, este SUV de sete lugares e mais de cinco metros de comprimento tem como opção mais potente um conjunto motriz de 385 cv.
Aqui, na verdade, estamos falando de duas novidades em uma. Mostrado recentemente na Europa, o BMW X2 de segunda geração já foi confirmado para 2024 pela filial brasileira da marca alemã.
Além das versões a combustão, o SUV-cupê de segunda geração será comercializado também numa novíssima variação elétrica: a iX2, equipada com um conjunto motriz de 313 cv.
Mostrado pela primeira vez no Brasil em setembro, o Volvo EX30 começa a chegar às ruas e estradas brasileiras no segundo trimestre de 2024.
Menor que os modelos C40 e XC40, o elétrico EX30 tem porte de compacto. Feito na China, será comercializado inicialmente por aqui apenas na configuração com um motor traseiro de 272 cv.
O menorzinho da gama da Volvo será acompanhado em 2024 do EX90, SUV elétrico de porte grande pensado para ser o topo da gama da marca sueca.
Com um conjunto motriz de 517 cv, o EX90 terá como um dos destaques a iluminação da cabine com 72 LEDs, pensada para reproduzir o brilho da luz natural.