Omoda 5 é o Chery que assusta Compass e companhia

Aceleramos o SUV que já foi flagrado em testes no Brasil e que tem chances de ser vendido no Brasil a partir de 2024

  1. Home
  2. Testes
  3. Omoda 5 é o Chery que assusta Compass e companhia
Carsales
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Com uma invasão de SUVs, a CAOA Chery ganhou espaço no mercado brasileiro. Os modelos Tiggo 5X Pro, Tiggo 7 Pro e Tiggo 8 Pro figuram entre os 20 modelos mais vendidos da categoria, somando (juntos) 4.105 unidades emplacadas nos três primeiros meses do ano, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Com isso, a marca que antes era apenas mais uma chinesa tentando emplacar no país, hoje ocupa a 13ª posição no ranking das que mais vendem por aqui.

Só que esses números podem crescer, pois a Caoa Chery já desenha alguns lançamentos. E um que deve pintar por aqui é o Omoda 5, SUV compacto que já foi flagrado em períodos de testes por aqui, e deve pintar por aqui em 2024 para concorrer com SUVs do calibre de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos, entre outros.

Na Austrália, porém, o carro já é uma realidade, e os nossos parceiros da Carsales já testaram o modelo. Por isso, aperte o cinto de segurança e venha de carona com a jornalista Alexandra Lourenço.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Chery Omoda 5 04
Chery Omoda 5 tem 4,40 metros de comprimento e bateria de frente com Jeep Compass e companhia
Crédito: Divulgação
toggle button

Chery Omoda 5

Quais equipamentos acompanham o Chery Omoda 5?

Como encontrado em outras aspirantes a marcas chinesas, o Chery Omoda 5 2023 vem com um nível generoso de equipamentos de série.

O Omoda 5 na versão BX, que abre a gama, está equipado com rodas de liga leve de 18 polegadas, faróis de LED com farol alto automático, lanternas traseiras de LED, carregamento de telefone sem fio (wireless charger), ar-condicionado de duas zonas, estofamento revestido de couro, entrada inteligente com botão de partida, e banco do motorista com ajuste elétrico (seis posições).

Subindo para a configuração EX (opção testada pela Carsales), adiciona teto solar, tampa do porta-malas elétrica, câmera de visão 360 ​​graus, volante aquecido, bancos dianteiros aquecidos, ajuste elétrico de quatro vias para o banco do passageiro da frente, e pinças de freio na cor vermelha.

Tratamento semelhante pode ser visto no exterior, com toques de vermelho nas saias laterais e incorporados às rodas.

A Chery cobre o novo Omoda 5 com uma garantia de sete anos (sem limite de quilometragem), plano de serviço de preço limitado de sete anos e sete anos de assistência gratuita.

Chery Omoda 5 05
Chery Omoda 5 tem um visual arrojado, com vincos marcantes
Crédito: Divulgação
toggle button

Quão seguro é o Chery Omoda 5?

O Chery Omoda 5 2023 foi testado no exterior - e recebeu uma classificação Euro NCAP máxima de cinco estrelas.

A julgar por seus altos níveis de segurança e assistência ao motorista, ficaríamos surpresos se não obtivesse uma classificação de cinco estrelas também na Austrália – e não seria diferente aqui nos testes do Latin NCAP.

Na frente de assistência ao motorista, todas as variantes do Omoda 5 vêm equipadas com assistência de permanência em faixa, alerta de saída de faixa, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência (AEB), alerta de tráfego cruzado traseiro com AEB traseiro, monitoramento de ponto cego, monitoramento de pressão dos pneus e reconhecimento de sinais de velocidade, só para citar os principais.

Chery Omoda 5 07
Chery Omoda 5 tem interior com bons materiais que oferecem requinte superior ao modelo
Crédito: Divulgação
toggle button

Que tecnologia o Chery Omoda 5 apresenta?

Embora o Chery Omoda 5 2023 pareça muito bem equipado no papel, a execução de sua avançada tecnologia de assistência ao motorista não está lá.

Os auxílios ao motorista - em suas configurações de fábrica - tendem a ser excessivamente sensíveis, com o assistente de faixa sacudindo você em sua faixa e um pequeno sensor montado na direção para monitorar a fadiga do motorista, alertando-o constantemente sobre distrações. Ironicamente, é realmente perturbador.

Outra configuração que fomos forçados a desligar rapidamente foi a câmera pop-up de 360 ​​graus que aparece na tela de toque central quando você indica, para que você possa ver o que está ao redor do veículo antes de virar.

Um recurso de assistência por voz pode gerenciar vários comandos, como velocidade do ventilador, temperatura do controle climático e configurações de áudio, mas não é intuitivo e parece travar se não entender o que você disse.

A Carsales entende que a Chery está atualmente avaliando a calibração dos recursos de assistência ao motorista do Omoda 5, mas não há nenhuma palavra sobre se alguma alteração será feita antes de chegar aos clientes.

A central multimídia, por outro lado, é muito melhor, com um par de monitores digitais de 10,25 polegadas que oferecem muitas informações para o motorista, conectividade Bluetooth e Apple CarPlay e Android Auto. A tela sensível ao toque é clara e responsiva, mesmo que demore algum tempo para se orientar.

O que alimenta o Chery Omoda 5?

O Chery Omoda 5 2023 começará a ser vendido na Austrália, inicialmente, apenas com motor 1.5 turbo de quatro cilindros.

Produzindo 147 cv de potência e 21,4 kgf.m de torque, a potência é enviada exclusivamente para as rodas dianteiras por meio de uma transmissão automática do tipo CVT.

Não é a combinação mais veloz, mas a unidade sem complicações circula com pouca comoção, mesmo em aceleração máxima.

E, embora não produza um grunhido suficiente para girar as rodas dianteiras nas arrancadas, ele se movimenta muito bem em velocidades constantes nas rodovias.

No final do ano, a montadora chinesa introduzirá um motor turbo a gasolina de quatro cilindros e 197 cv/29,5 kgf.m mais potente na linha Omoda 5, que estará disponível com tração dianteira e integral.

Chery Omoda 5 tem opção de motor 1.5 de 147 cv de potência, na configuração mais "calma"
Crédito: Divulgação
toggle button

Quão eficiente é o combustível do Chery Omoda 5?

Considerando seu modesto trem de força, o Chery Omoda 5 2023 não é tão econômico quanto o esperado.

Nosso carro de teste registrou 12,2 km/l após uma grande passagem pela rodovia junto com alguma direção suburbana, tornando-o um pouco mais sedento do que o número oficial da montadora, que é de 14,9 km/l.

Funciona com gasolina comum sem chumbo e o tanque de combustível comporta 51 litros.

Chery Omoda 5 tem um porta-malas com capacidade para 360 litros
Crédito: Divulgação
toggle button

Como é o Chery Omoda 5 para dirigir?

Na estrada, a experiência de direção do Chery Omoda 5 2023 não é tão convincente quanto os rivais.

Não parece tão firme quanto a concorrência, com suspensão flutuante que parece um pouco mole demais.

Também parece pesado, com rotação da carroceria nas curvas e direção que parece artificialmente leve, desconectada e sem feedback adequado.

A maioria achará fácil entrar em uma posição de direção confortável, no entanto, colunas traseiras grossas e uma pequena janela traseira tendem a obstruir a visão.

Também ficamos desapontados com a falta do ajuste de profundidade do volante, enquanto o próprio volante corta boa parte da visão do motorista da tela do painel de instrumentos.

Em outros lugares, há um bom deslocamento para o pedal do freio antes de você realmente sentir os freios acionados, e o ruído da estrada (especialmente o ruído do vento vindo do teto solar) em velocidades mais elevadas revela uma falta de amortecimento de som dentro da cabine.

Se você não está preocupado com um SUV esportivo ou com uma experiência de direção particularmente envolvente, o Omoda 5 o levará de A a B com facilidade.

Chery Omoda 5 tem visual que foge dos modelos da CAOA Chery vendidos no Brasil, hoje
Crédito: Divulgação
toggle button

Como é o Chery Omoda 5 por dentro?

Suba na cabine do Chery Omoda 5 2023 e ele parece minimalista e elegante, com um painel requintado para interruptores de controle do ar-condicionado e alguns botões para ocupar o console central.

É um espaço bem pensado e, embora os materiais pareçam de boa qualidade e resistentes, há alguns elementos de design - como suportes de telefone forrados de feltro na frente e visores de instrumentos - que sugerem um pouco da influência de Tesla.

Mas a execução não é perfeita e pequenas coisas incomodam, como a tampa do console central esfregando nos bancos dianteiros, dificultando desnecessariamente a abertura e o fechamento.

As portas USB dianteiras também estão em uma posição estranha perto da área dos pés do lado do passageiro, devido às origens do volante à esquerda do carro.

Caso contrário, os assentos revestidos em couro parecem flexíveis e oferecem suporte na frente, enquanto os passageiros do banco traseiro têm espaço decente para as pernas, ótimo espaço para a cabeça, uma única porta USB-A, saídas de ar, pontos de ancoragem ISOFIX e um apoio de braço central com dois porta-copos.

Janelas traseiras estreitas combinadas com os bancos dianteiros esportivos podem torná-lo um pouco claustrofóbico no banco de trás em viagens mais longas, e um pouco mais de espaço para os pés e bases de assento mais largas seriam bons. Mas para um SUV pequeno, não é ruim.

A capacidade do porta-malas do Omoda 5 é avaliada em 360 litros com todos os cinco assentos no lugar, o que é bom, mas não é o líder da classe. Um piso alto facilitará o carregamento de mercadorias e há um pneu sobressalente a bordo para economizar espaço.

CAOA Chery não confirma a chegada do modelo no Brasil
Crédito: Dibulgação
toggle button

Devo comprar um Chery Omoda 5?

A proposta de valor do Chery Omoda 5 2023 não é apenas forte, mas também vem com uma lista atraente de equipamentos de série, muita tecnologia de assistência ao motorista e credenciais de propriedade muito competitivas que proporcionarão tranquilidade aos compradores.

Mas há algumas áreas que a montadora chinesa precisará melhorar se quiser ser uma concorrente forte contra modelos estabelecidos no segmento de SUVs pequenos.

No geral, o atraente Chery Omoda 5 causa uma boa impressão.

Vídeo relacionado