Cherry Tiggo 5x Pro Hybrid 9852

Tiggo 5x Pro Hybrid: híbrido, mas sem beber pouco

O SUV da Caoa Chery aposta na eletrificação para garantir mais desempenho, mas sem bater recordes de baixo consumo...


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A eletrificação é um movimento que veio para ficar e a Caoa Chery não quer ficar atrás. Em pouquíssimo tempo, o fabricante sino-brasileiro resolveu "hibridizar" a sua linha de automóveis e botou na roda até mesmo os modelos mais antigos. É o caso do Tiggo 5x Pro. Lançado em 2018, o SUV também ganhou uma variação Hybrid.

Este conteúdo é um oferecimento de Auto Compara
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Crédito: Divulgação/Auto Compara
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Fabricado em Anápolis (GO), o Tiggo 5x Pro Hybrid parte de R$ 169.990 e é o carro híbrido mais barato produzido no Brasil. Apesar do nome, o modelo é um híbrido leve, que é como são conhecidos os modelos eletrificados mais simples, no qual o motor a combustão ainda é o único responsável por mover o automóvel, embora com o auxílio de um pequeno propulsor elétrico.

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Quer saber o que eu achei do SUV compacto híbrido? Confira nas linhas a seguir e não deixe de assistir também ao meu teste em vídeo com o SUV da Caoa Chery.

O Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid

Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid (6)
O visual externo do Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid ainda é muito atual, apesar dos quase quatro anos de mercado
Crédito: Ricardo Rollo
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Por fora

O Tiggo 5x Pro Hybrid é atualmente o carro mais antigo em produção pela Caoa Chery no Brasil. Mas seu visual está longe de ser cansado, já que em menos de quatro anos de mercado o SUV passou por duas reestilizações - que mexeram com a cara do modelo por dentro e por fora.

O resultado é que o SUV tem um visual bastante atual, com destaque para a grade frontal com elementos tridimensionais e os faróis de LED. Na lateral, a linha de cintura alta é combinada com rodas de 18 polegadas.

Completa o visual a traseira bacana, que apesar de ser a mesma desde o lançamento, não destoa do restante do conjunto do SUV sino-brasileiro.

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O interior do SUV compacto impressiona pelo visual e pelo acabamento com materiais sofisticados
Crédito: Ricardo Rollo
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Por dentro

O interior é, sem dúvidas, um dos pontos fortes do Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid. Logo no primeiro contato, saltam aos olhos o uso de materiais macios ao toque em boa parte das superfícies, além da presença da iluminação decorativa com LED.

Essa iluminação se estende do painel para as laterais da porta e é personalizável. Pode até ser configurada para piscar de acordo com as batidas da música que estiver rolando no sistema de som. Um elemento interessante, embora seu uso seja meio estranho.

O sistema de multimídia tem uma tela flutuante de 10,25 polegadas e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Para completar, o ar-condicionado automático de duas zonas é controlado por um painel com teclas sensíveis ao toque e a alavanca de câmbio é do tipo eletrônica.

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Os bancos dianteiros do Tiggo 5x Pro Hybrid têm ajuste elétrico para o motorista e parecem vindos de um modelo de categoria superior
Crédito: Ricardo Rollo
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Os bancos também merecem destaque. Os dianteiros têm espuma de boa densidade, ajustes elétricos para o motorista e largos apoios laterais.

Os passageiros do banco traseiro têm ainda saídas de ventilação dedicadas. O espaço interno para os passageiros é outro dos pontos fortes da cabine do Tiggo 5x. Mas o porta-malas, de 330 litros, é apenas razoável.

O resultado geral é um carro que passa a sensação de pertencer a uma categoria superior. Mas há pontos que poderiam melhorar: um deles é o painel digital. Apesar da tela colorida, tenta colocar muitas informações em um espaço pequeno, o que resulta em um conjunto de leitura confusa. Outro detalhe que poderia mudar é a escassez de luzes de leitura. Existe apenas uma luzinha no teto, posicionada na dianteira.

Além dos itens que já citei, a lista de equipamentos do Caoa Chery Tiggo 5x tem chave presencial, câmera 360°, carregador de celular por indução, faróis com acendimento automático, seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, controlador automático de velocidade de cruzeiro, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, e teto panorâmico.

Com muitas informações reunidas em um pequeno espaço, o quadro de instrumentos tem leitura confusa
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Ao volante do Tiggo 5x Pro Hybrid

O Tiggo 5x Pro Hybrid tem um motor 1.5 turbo de quatro cilindros, que recebe o auxílio de um pequeno motor elétrico para desenvolver 160 cv de potência e 25,5 kgf.m de torque. Um incremento significativo em relação ao "5x Pro" 100% a combustão, que desenvolve 150 cv e 21,4 kgf.m.

Com esse conjunto, o Tiggo 5x Pro Hybrid agrada pelo bom rendimento (principalmente acima de 2.000 rpm) e pela suavidade no funcionamento do câmbio, que é um automático CVT com nove marchas simuladas. A direção leve e a suspensão macia também são feitas para agradar aqueles que curtem uma rodagem mais confortável.

O conjunto motriz híbrido leve garante um ótimo desempenho, mas sem brilhar em baixo consumo
Crédito: Ricardo Rollo
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Mas, diferentemente do que se espera normalmente de um carro híbrido, os números de consumo do 5x híbrido não impressionam. De acordo com o Inmetro, abastecido com gasolina, o Tiggo 5x híbrido faz médias de 11,8 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada.

São números melhores que os do 5x 100% a combustão, que registra 9,9 km/l (cidade) e 11,5 km/l (estrada). Mas que ficam abaixo dos resultados de outros concorrentes sem a tecnologia híbrida.

Outro ponto que poderia melhorar no Caoa Chery é o pacote de assistentes tecnológicos. Apesar da bela lista de itens de conforto, itens como frenagem autônoma, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, monitor de pontos cegos e assistente de manutenção em faixa não estão presentes no modelo.

O Tiggo 5x Pro Hybrid agrada pelo conforto e desempenho, mas enfrenta concorrentes de peso
Crédito: Ricardo Rollo
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Mercado

O Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid exibe bom desempenho, pacote de equipamentos de conforto respeitável e espaço interno satisfatório. Se você valoriza esses requisitos, então vale a pena botar o SUV sino-brasileiro na sua lista.

Por outro lado, vale lembrar também que o 5x Pro Hybrid está na mesma faixa de preços de modelos como o Volkswagen T-Cross Highline (R$ 163.510) e Hyundai Creta Ultimate (R$ 169.390). Ambos são SUVs com pacotes tecnológicos robustos e números de consumo bem próximos. Mesmo sem serem híbridos.

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