Renault Stepway Zen 1.0 1618

Renault Stepway Zen 1.0 oferece bom espaço interno

A versão de entrada do carro da marca francesa tem motor de três cilindros com 79 cv de potência e 10,2 kgf.m de torque


  1. Home
  2. Testes
  3. Renault Stepway Zen 1.0 oferece bom espaço interno
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Eis o novo Renault Stepway Zen 1.0. A versão inédita do carro foi lançada depois dos irmãos equipados com motor 1.6 (Zen 1.6 MT e Iconic 1.6 CVT) e chegou para assumir o posto de modelo de entrada da linha Stepway no Brasil. O preço inicial é de R$ 77.990.

O atual Stepway é, na prática, o Sandero Stepway - a versão aventureira do hatch compacto, que foi lançada em 2008. Essa configuração acompanhou as modificações estéticas da linha ao longo do tempo e perdeu seu primeiro nome de batismo quando as outras versões do Sandero saíram de linha, no ano passado.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Farol De Neblina Stepway 1.0 1634
O Stepway Zen 1.0 tem luzes diurnas de rodagem (DRLs) com LEDs em formato de "C" e faróis de neblina
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Visual do Renault Stepway Zen 1.0

Na atual encarnação, o compacto "aventureiro" exibe grade frontal e caixa de rodas em preto fosco, que reforçam seu aspecto off-road. Também sobressai o ângulo de ataque - a distância do carro em relação ao solo na área frontal. Além disso, os faróis com DRLs em LED e formato em "C" também dão mais robustez ao visual do carro, além de dar mais segurança na rodagem.

Renault Stepway Zen 1.0 1671(1)
As caixas de roda em preto fosco dão um ar mais off-road ao carro
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Lá atrás, o carro está equipado com lanternas traseiras também com LEDs e máscaras negras. As rodas são de aço, com 15 polegadas.

Espaço Interno Stepway 1.0 1515
O interior do Stepway Zen 1.0 tem acabamento simples, mas o ambiente é funcional e o espaço é bom
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Interior do Stepway de entrada

Essa nova versão de entrada da linha Stepway oferece o maior espaço interno da categoria. A cabine tem bancos com revestimento em tecido, detalhes em preto brilhante e volante com acabamento Chrome Fumé, que confere algum ar de esportividade ao modelo. Lá atrás, o porta-malas leva razoáveis 320 litros.

Ar Condicionado Stepway 1.0 1525
Os controles do ar-condicionado, analógicos, são bem simples mas funcionais
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

O interior, no entanto, é bastante simples, como é possível observar no painel de instrumentos, nos controles do ar-condicionado e na lâmpada de iluminação interna, por exemplo.

Este conteúdo é um oferecimento de Auto Compara
Crédito: Divulgação/Auto Compara
toggle button

O Renault Stepway Zen 1.0 é equipado de série com uma central multimídia Media Evolution, que tem tela touchscreen de 7 polegadas. O design não é lá muito moderno, mas tem conectividade sem fio por meio dos aplicativos Android Auto e Apple CarPlay.

A central multimídia do modelo tem design já defasado, mas permite conexão sem fio com smartphone
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Desempenho do Stepway Zen 1.0

O Renault Stepway Zen é empurrado pelo  conhecidíssimo motor flex 1.0 SCe de três cilindros em linha e 12 válvulas. Com etanol, rende 82 cv de potência a 6.300 rpm e 10,5 kgf.m de torque a 3.500 rpm ((79 cv e 10,2 kgf.m com gasolina).

O motor que equipa o compacto aventureiro tem três cilindros em linha e rende até 82 cv de potência
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

O desempenho não é o forte desse carro. Pesando 1.061 quilos, o hatch com pegada aventureira da Renault faz de zero a 100 km/h em longos 15 segundos. Tudo bem, esportividade não é mesmo sua proposta. Pelo menos na cidade o Stepway Zen 1.0 é esperto, ágil e leve de conduzir.

A direção com assistência hidráulica é levinha e o tamanho compacto do carro ajuda no trânsito pesado. Além disso, o modelo é fácil de manobrar - mas tem apenas sensor de estacionamento traseiro, e nada de câmera de ré.

Conservadorismo : o Stepway carro é equipado com rodas de 15 polegadas
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Mesmo equipado com start-stop, o compacto da Renault não é muito econômico - o câmbio tem relações curtas e apenas cinco marchas. Durante nossas avaliações, registramos 10 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, com gasolina. A fabricante francesa divulga consumo de 11,5 km/l no uso urbano e de 12 km/l no uso rodoviário, com gasolina (e 7,4 km/l e 8,3 km/l com etanol).

As suspensões aguentam bem o tranco dos terrenos irregulares e também os buracos no trânsito urbano. Na dianteira, o compacto com pegada off-road tem conjuntos McPherson e na traseira, eixo semirrígido. Os freios com discos dianteiros e tambores traseiros dão conta do recado sem nenhuma surpresa - positiva ou negativa.

Mas aqui vale uma observação: equipado com pneus 185/65 R15 e as suspensões "normais" da linha Sandero, esse Stepway tem distância mínima do solo de 14 cm. Ou seja, não tem a grande vantagem dos primeiros Sandero Stepway, que vinham com pneus 205/55 R16, suspensões mais "esticadas" e 18,5 cm de distância mínima do solo - algo que reforçava sua disposição para superar buracos, quebra-molas e valetas, e também o conforto dos ocupantes.

O Stepway tem bom espaço interno, mas no porta-malas vão apenas 320 litros
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Conclusão

O "novo" Stepway Zen 1.0 - antigo Sandero Stepway, mas sem o primeiro nome - permanece uma boa opção de compra para quem quer um carro simples, robusto, confiável, com desempenho honesto e que não custe um absurdo.

As pontos negativos são, principalmente, não ter aquela suspensão altinha dos antigos Sandero Stepway e, como único e último remanescente da linha, e já sem seu nome original de batismo, ser um modelo que certamente sairá de linha ainda esse ano.

 

Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar?  Confira o Catálogo da Webmotors.

Veja a galeria de fotos:

Tags:Teste