Accord

Impressões: Honda Accord Advanced Hybrid

Sedã retorna ao Brasil em sua 11ª geração, que combina o visual com luxo e um acerto para agradar a quem gosta de guiar


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O que é o sucesso para você? Para mim, é chegar naquele estágio da vida em que você não precisa provar nada a mais ninguém. Nem mesmo comprar aquele carro chamativo de marca premium para provocar a inveja dos vizinhos.

É para esse público que "chegou lá" que o Honda Accord retorna ao Brasil. Agora em sua 11ª geração - lançada no início do ano no mercado internacional -, o sedã de grande porte desembarca na versão híbrida Advanced Hybrid, com o objetivo de ser o modelo de prestígio da marca japonesa por aqui.

Tive a oportunidade de conhecer de perto o modelo antes do lançamento. Confira a seguir como foi a minha experiência com o novo Accord.

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O Honda Accord Advanced Hybrid

Por fora

Nas fotos, o Accord até parece um Civic Hybrid crescido. Mas, ao vivo, a impressão é completamente diferente. Com 4,97 m de comprimento (quase 30 cm a mais), 1,86 m de largura, 1,46 m de altura e 2,83 m de entre-eixos, o sedã de grande porte é um carro de aparência mais alongada, lembrando um cupê de quatro portas.

Elementos como a grande grade frontal, bem larga - no mesmo estilo da peça usada no SUV HR-V - e as lanternas horizontais e ligadas por um faixa plástica deixaram o Accord com um aspecto de carro mais largo e baixo. Esse resultado visual me agradou bastante.

Honda Accord Advanced Hybrid (6)
No visual, a cabine do Accord lembra muito a do sedã médio Civic Hybrid
Crédito: Divulgação
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Por dentro

Na cabine, o Accord não esconde o parentesco com o Civic. Do desenho do painel à disposição dos botões e comandos, tudo lembra o modelo médio da Honda. Mas em uma embalagem de dimensões mais generosas e com uma dose superior de sofisticação.

Para mim, não é um demérito ser uma espécie de Civic crescido no interior. Pelo contrário. A (ótima) posição de dirigir de ambos é bem parecida e fica bem claro que o objetivo da Honda é que o Accord seja o próximo passo na escalada do seu cliente.

Honda Accord Advanced Hybrid (11)
Amplo, o porta-malas do Accord tem capacidade de 574 litros
Crédito: Divulgação
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Além do bom acabamento, outro ponto que chama bastante a atenção no sedã é o espaço para passageiros. Principalmente no banco traseiro, onde os ocupantes podem se beneficiar de um amplo espaço para as pernas. Arrisco dizer que três adultos - pequenos - podem viajar confortavelmente.

A certeza é que espaço para bagagens não vai faltar: o porta-malas tem 574 litros de capacidade e piso plano, que facilita na acomodação de malas maiores. Essa área de carga é maior, inclusive, do que a oferecida em alguns SUVs familiares.

Equipamentos

O Honda Accord Advanced Hybrid tem uma lista bem completa de equipamentos de série. Na lista de itens de conforto, estão incluídos painel digital configurável de 10,2 polegadas, ar-condicionado de duas zonas, central multimídia com espelhamento sem fio, bancos de couro com ajustes elétricos, carregador de celular por indução, cancelamento ativo de ruídos, sistema de som Bose com 12 alto-falantes, teto solar, chave presencial, faróis com acendimento automático e sensor de chuva.

Já o pacote tecnológico e de segurança tem head-up display, assistente de manutenção em faixa, controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro, oito airbags, frenagem autônomo, faróis e lanternas de LED, monitor de ponto cego por câmera e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Honda Accord Advanced Hybrid (10)
O conjunto motriz é composto por dois motores elétricos e um 2.0 a gasolina
Crédito: Divulgação
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Mecânica

O Honda Accord Advanced Hybrid é equipado com o sistema motriz híbrido autocarregável e:HEV, composto por um motor 2.0 a gasolina, de 146 cv e 19,2 kgf.m, e dois motores elétricos, sendo um gerador e outro motriz (184 cv e 34,1 kgf.m).

Neste sistema, em perímetro urbano, o Accord roda a maior parte do tempo movido pelo motor elétrico, com o propulsor a gasolina entrando em ação apenas para gerar eletricidade para a bateria que alimenta o motor que movimenta o carro.

Já em situações de maior demanda ou em estrada, o sistema eletrônico do carro pode passar a responsabilidade de mover o veículo apenas para o motor a combustão, ou para ambos os propulsores.

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Ao todo, rodei cerca de 200 quilômetros com o sedã da Honda
Crédito: Mario Villaescusa/Honda
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Ao volante do Honda Accord Advanced Hybrid

Feitas as apresentações, chegou a minha hora de guiar o Honda Accord Advanced Hybrid. Com uma playlist do Queen rolando no ótimo sistema de som Bose, comecei um passeio de pouco mais de 200 quilômetros e três horas de duração pelas ruas e rodovias da capital paulista e cidades na região de Jundiaí e Mairiporã.

Aliás, esse foi um dos raros casos de lançamentos em que eu não tive que dividir o carro com um colega. Algo que certamente pesa de maneira positiva na experiência de direção. Ponto para a Honda.

Mas vamos (finalmente) ao que interessa. A ótima posição de dirigir do Accord deixa o motorista sempre próximo dos botões e da tela do sistema multimídia e contribui para reduzir o cansaço em viagens mais longas. Mesmo sem ter um Honda em casa, tudo é muito intuitivo e garanto que você vai se achar em relação aos comandos e funções em menos de cinco minutos.

A central multimídia permite gerenciar como está a carga de bateria e uso dos motores
Crédito: Divulgação
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O desempenho do Accord não é de carro esportivo. Mas o conjunto motriz tem reserva de torque e potência mais do que suficientes para ultrapassagens seguras e até algumas arrancadas de pedágio mais emocionantes.

Tudo isso bebendo pouquíssimo combustível. Nos números oficiais, o sedã registra médias de 16,1 km/l (estrada) e 17,8 km/l (cidade). Mas, nas horas que passei com o Accord, registrei mais de 20 km/l sem fazer muito esforço.

Conhecendo as gerações anteriores do Accord, fica a impressão de que a Honda trabalhou bem (mais uma vez) no acerto do sedã. Mesmo com uma direção menos direta e uma suspensão que deixa a carroceria rolar mais, o modelo lembra bastante a dinâmica do Civic e é um carro bem ágil e divertido de guiar apesar de seus 1.625 quilos.

O seletor de modos de condução tem quatro opções de acerto (Econômico, Normal, Sport e Individual), que mudam bastante a personalidade do sedã. Para quem gosta de guiar rápido, recomendo fortemente optar sempre pela posição Sport, que deixa a direção mais pesada e as respostas ao acelerador mais ágeis. É a receita da felicidade, mas sem sacrificar tanto o baixo consumo.

Se impressiona a quem gosta de dirigir, o Accord também trata bem quem busca apenas um carro confortável. O isolamento acústico da cabine - combinado com o sistema ativo de cancelamento de ruídos - filtra bem os sons do mundo exterior. Já o conjunto motriz trabalha com um elogiável silêncio e suavidade. Só se nota o motor a gasolina gritando mais alto quando se pisa fundo no acelerador.

Não que tenha sido um passeio curto. Pelo contrário. Mas foi uma experiência bacana. Deu para esquecer dos boletos por pelo menos algumas horas.

Com preço de R$ 324.900, o modelo da Honda fica posicionado abaixo dos sedãs premium eletrificados
Crédito: Divulgação
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Conclusão

Sem o fator ostentação dos modelos de marca premium, o Honda Accord oferece um equilíbrio interessante entre o espaço interno e a sofisticação de um carro de luxo, com a direção bem acertada e perfeita para atender quem gosta de trocar o banco traseiro pelo assento do motorista.

O Honda Accord Advanced Hybrid chega ao mercado brasileiro por R$ 324.900. Esse preço posiciona o sedã entre o menor e 100% elétrico BYD Seal (R$ 296.800) e modelos premium como o híbrido plug-in BMW 330e (R$ 409.950) e o híbrido-leve Audi A5 (R$ 372.990). E aí? Vale o preço?

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