Aceleramos a versão intermediária do SUV compacto, que custa R$ 149.900 no lançamento e vem com bom pacote de equipamentos e ótimo conjunto mecânico.
Você viu aqui no WM1 no começo de julho todos os detalhes da nova geração do novo Honda HR-V, que começa a ser entregue agora no fim de agosto nas versões de entrada com motor 1.5 para quem fez a pré-reserva que se iniciou o último dia 2.
O SUV, que já foi líder de vendas, volta ao mercado em quatro versões de acabamento: EX e EXL, com o motor 1.5 aspirado, e Advance e Touring, turbinadas - embora estas duas últimas só comecem a ser vendidas em outubro.
E nós do WM1 temos novidades: aceleramos na semana passada o Honda HR-V EXL, a configuração de R$ 149.900 que promete ser uma das mais vendidas do modelo. Quer saber como ele anda? Venha com a gente!
Vamos começar falando rapidamente sobre design, afinal isso não é tão notícia como as impressões ao volante. Na frente, o carro ganhou perfil mais afilado, mais alto, com faróis full-LED nas quatro versões.
Curioso é que nas duas primeiras, EX e EXL, com motor 1.5 aspirado, a grade de cima é frisada na horizontal, enquanto a de baixo tem losangos que formam o desenho de uma colmeia. Nas versões turboflex, acontece o contrário: a de cima tem losangos, enquanto a de baixo é a que mostra os frisos.
Na lateral, o mais bacana é que todas as configurações de acabamento do HR-V vêm com rodas de 17 polegadas. E a maçaneta das portas traseiras seguem camufladas na região dos vidros, reforçando a silhueta acupezada do utilitário.
Atrás, lanternas full-LED que percorrem toda a tampa, funcionais, também podem ser vistas nas quatro versões do novo Honda HR-V.
Caio para dentro e a primeira impressão que tenho é de que o acabamento do novo HR-V é inferior ao da geração antiga - e isso é verdade, mas a gente precisa lembrar que hoje testamos a versão EXL, a segunda em uma escala de um a quatro, e que por conta disso as variantes turbinadas serão melhores quando comparadas a esta.
Mas também vale dizer que esta segunda versão custa R$ 149.900, enquanto a configuração Touring - a mais cara, lançada em 2019 com motor turbo - custava R$ 139.900.
Ou seja, quem pagou R$ 140 mil no HR-V mais caro de três anos atrás não vai ficar satisfeito com o acabamento dessa configuração de R$ 150k.
Ao mesmo tempo, precisamos apontar que o pacote de equipamentos é bem bacana para o SUV se comparado ao que vemos em modelos rivais.
O HR-V EXL vem de série com direção elétrica; botão de partida e chave presencial; sistema de faróis automáticos, central multimídia com tela colorida tátil de oito polegadas com Carplay e Android Auto; freio de estacionamento por botão; sensor de estacionamento traseiro; aletas para trocas de marcha, câmera no retrovisor para anular o ponto cego (tecnologia que veio do Accord) e bancos de couro.
Vale destacar que todas as versões do carro também vêm de série com o pacote Honda Sensing, que inclui câmera, radares e sensores frontais; sistema de frenagem autônoma de emergência; piloto automático adaptativo (ACC) com função Stop&Go e alerta e corretor de permanência na faixa.
O carro também me surpreendeu pela boa oferta de itens de segurança: encostos de cabeça com redutores de impactos; ganchos Isofix e Toptether para fixação de cadeirinhas infantis; controle de tração e de estabilidade e assistente de partida em rampa - mais uma vez, em todas as versões.
Nesse quesito, ponto positivo. O carro anda bem, obviamente não como rivais que usam motor turbo, mas na minha opinião ele se mostrou bem suficiente para quem só roda na cidade ou pega estrada asfaltada de fim de semana.
Sem dúvidas a maior vantagem do conjunto 1.5 DI i-VTEC flex é o consumo, capaz de fazer 8,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol e 12,7 km/l e 13,9 km/l, respectivamente, com gasolina.
Em nossas mãos, ficamos na média de 11 km/l registrados no computador de bordo, mas vale lembrar que estávamos sempre com duas pessoas a bordo e com o ar-condicionado ligado.
Com 126 cv e 15,8 kgf.m de torque com etanol (15,5 kgf.m com gasolina), câmbio CVT e sistema de tração dianteira, o Honda HR-V continua sendo um carro fácil e gostoso de se guiar - muito semelhante, aliás, ao modelo de geração anterior.
Outro ponto positivo vai para a acertada suspensão do SUV, que tem formato de construção do tipo McPherson na dianteira e por eixo de torção na traseira. Segundo a Honda, elas foram aprimoradas. E no test-drive foi realmente essa a sensação que tivemos.
Em termos de dimensões, o carro cresceu, mas ele parece muito maior nas imagens do que quando visto pessoalmente. Agora o HR-V tem 4,33 m de comprimento (4,39 m nas versões turbinadas por conta de para-choques maiores), 1,79 m de largura, 1,59 m de altura e 2,61 m de entre-eixos - o antigo HR-V tinha 4,33 m, 1,77 m, 1,65 m e 2,61 m, respectivamente.
O porta-malas, no entanto, ficou menor - e isso é um ponto importante de ser considerado para as famílias que buscam um utilitário para viajar. Agora são 354 litros, contra 437 l do modelo anterior.
Apesar disso, segundo nossas impressões o espaço interno favorece mais dois adultos do que três, já que a posição central tem um formato de banco mais elevado. Três crianças vão muito bem, pois o carro também oferece os ganchos para fixação de cadeirinhas.
E o maior barato é que o novo Honda HR-V vai continuar oferecendo o versátil sistema de rebatimento contrário dos bancos traseiros, conhecidos como "Magic Seat", que permitem o transporte de cargas maiores quando a peça é movida no sentido contrário. Com os bancos rebaixados, o volume total do bagageiro chega a 1.348 litros.
Nosso teste indicou muitas coisas que já suspeitávamos, mas também algumas surpresas. Não curti muito o fato do acabamento interno ter dado uma "generalizada" - principalmente porque o HR-V de geração anterior era referência nesse quesito - e nem da expressiva queda de tamanho do porta-malas.
Mas a melhor notícia é que ele continua sendo um legítimo Honda. Anda legal, na medida do que seu conjunto aspirado pode oferecer, bebe pouco e também é muito bem servido de itens de segurança e conveniência. Por R$ 150 mil, pela confiança intuitiva que existe sobre a marca, é uma das opções mais interessantes do segmento.
HONDA - HR-V - 2023 |
1.5 DI I-VTEC FLEX EXL CVT |
R$ 156700 |
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