- Em sua propaganda de lançamento, o Novo Palio tentou reforçar a idéia de que toda a emoção pode ser encontrada nele. A associação é sempre com emoções fortes, como a prática de esportes radicais. Isso é o que a fabricante espera que o consumidor sinta ao volante da versão 1.8R, mas o que dizer do modelo 1.0 ELX, quais são as emoções que ele transmite?
A primeira, comum a todas as versões, diz respeito ao desenho do modelo. Pelo fato de o Palio ser o carro-chefe da Fiat, pode-se dizer que a empresa arriscou ao alterá-lo. A nova aparência não é, de modo nenhum, unânime nem quanto ao acerto nem quanto ao erro, mas muitos colocam o carro ao lado de Mille e Palio Weekend como mais um exemplo de que o departamento de design da marca pode estar exagerando.
Se a dianteira remete aos novos Audi, a traseira do Palio lembra muito a do Daihatsu Charade. Os vincos, por toda a carroceria, especialmente na lateral, farão a delícia dos funileiros que precisarem ganhar mais algum no final do mês e atrapalharão um bocado os martelinhos de ouro, que devem ter dificuldades em reparar superfícies tão angulosas.
A segunda, já dentro do carro, será a satisfação com o acabamento, apesar de uma ou outra peça plástica desalinhada, o que, infelizmente, é comum até nos concorrentes nesta mesma faixa de preço. Com painéis de porta revestidos de tecido e plásticos com textura, a impressão é que uma cabine de carro de categoria superior, não fosse o entreeixos que denuncia o espaço interno reduzido.
Achar a melhor posição de dirigir é fácil, com a regulagem de altura do volante. O mundo ideal seria haver também regulagem de altura do banco e de distância da coluna de direção, mas o mundo ideal também costuma custar mais caro.
Aí, falando de preço, é que vem a terceira emoção diante do Palio 1.0 ELX: espanto. O modelo pelado que só traz de extraordinário faróis de neblina e um excelente computador de bordo começa nos R$ 29,16 mil. Isso na versão de duas portas. Se ele vier equipado com tudo que a versão avaliada trazia, ou seja, pintura metálica, toca-CD com MP3, ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, fechamento automático das portas e rodas de liga-leve, o preço pula para R$ 38,07 mil.
Um Renault Logan Privilège, com motor 1,6-litro, porta-malas de 500 l e os mesmos itens de conforto, sai por R$ 36,79 mil. E traz quatro portas, algo que, se o Palio também oferecer, eleva seu preço para R$ 39,65 mil.
Em movimento
Com o carro andando, o que se nota é um bom nível de silêncio interno, com o desempenho que se pode esperar de um motor de 1-litro. Mesmo assim, não dá para negar que o motor Fire fez ao Palio muito bem desde que foi adotado. Apesar de não ser novidade, este motor gira com gosto e compensa em parte a própria falta de potência com bastante disposição em responder.
A resposta, é lógico, não é de animar nenhum apaixonado por desempenho, mas traz suas recompensas na hora de abastecer. Com álcool, o Palio pode chegar a 10 km/l na cidade, dependendo do pé, e na estrada ele surpreende. Gasta muito pouco. Em determinados trechos, ele chega a fazer 18 km/l, com gasolina.
Por privilegiar o conforto, o Palio pode dar a impressão de ser instável, mas não é. Nas curvas ele tomba mais do que seria desejável, mas se mantém firme na trajetória.
Motivo de queixa freqüente nos primeiros Fiat, o câmbio atualmente é muito suave, mas fica devendo em precisão dos engates, talvez justamente por conta da maciez que a marca italiana teve de provar que consegue oferecer.
Em termos de espaço interno, ele é compatível com o dos concorrentes, sendo até um pouquinho melhor, por conta da altura do Palio, mas nada que o coloque em vantagem exagerada. É um carro que, entre os de seu segmento, proporciona o conforto que se pode esperar. Nem mais nem menos.
FICHA TÉCNICA – Fiat Palio 1.0 ELX
MOTOR | Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, duas válvulas por cilindro, comando no cabeçote OHC e refrigeração a água, 999 cm³POTÊNCIA | 66 cv com álcool e 65 cv com gasolina a 6.000 rpm | TORQUE | 9,2 kgm com álcool e 9,1 kgm com gasolina a 2.500 rpm | CÂMBIO | Manual de cinco velocidades | TRANSMISSÃO | Dianteira | DIREÇÃO | Hidráulica, por pinhão e cremalheira | RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 14”, de liga-leve | PNEUS | Dianteiros e traseiros 175/65 R14 | COMPRIMENTO | 3,85 m | ALTURA | 1,43 m | LARGURA | 1,64 m | ENTREEIXOS | 2,37 m | PORTA-MALAS | 290 l | PESO em ordem de marcha | 950 kg | TANQUE | 48 l | SUSPENSÃO | Dianteira independente, tipo McPherson; traseira com braços oscilantes | FREIOS | Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira | CONSUMO | Consumo urbano de 9,1 km/l com álcool e 12,9 km/l com gasolina; consumo rodoviário de 12,7 km/l com álcool e 17,1 km/l com gasolina | PREÇO | R$ 38,07 mil | |