Toyota Etios Platinum Sedan

Etios Platinum Sedan: o sapo não virou príncipe

Versão topo de linha do Toyota tem visual mais aceitável, mas preço próximo aos R$ 70.000 o torna inviável

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 14,7/4000 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 8,1 km/litro
      Estrada: 9,2 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 270 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.5

Overview

A beleza nunca foi o forte do Etios e agora, com a versão Platinum, continua não sendo. Ele melhorou, é verdade, mas o valor da configuração é muito alta para uma entrega de equipamentos insipiente. O powertrain continua sendo o destaque do carro.


  • + Motor e câmbio conversam bem
  • + Nota 'A' em economia de combustível no Inmetro
  • + Sedã tem estrutura segura e com boa reparabilidade
  • - Preço é superior em relação a sedãs maiores
  • - Poucos itens de série não justificam o preço
  • - Central multimídia é básica e nada intuitiva
 
  • 4.6 Estrela icone
  • 4.6 de 5 estrelas
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Lukas Kenji
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O brasileiro não tem receio de apelar para a cirurgia plástica quando alguma coisinha no corpo não lhe satisfaz. Somos o segundo país do mundo que mais realiza este tipo de operação, ficando atrás somente dos Estados Unidos, segundo o órgão internacional do segmento. E quem entrou para esta estatística recentemente foi o Toyota Etios, por meio da versão Platinum.

Tanto a variante hatch, quanto a sedã estavam insatisfeitas com a estética e aderiram à causa. Neste texto, falaremos especificamente do três-volumes, que realmente é quem precisa ficar mais atento às suas curvas.

O procedimento cirúrgico ficou a cargo da equipe de engenharia brasileira da Toyota, que não poupou bisturis para modificar para-choque e grade frontais. Foram retirados os acabamentos cromados, que deram lugar a uma moldura em plástico preto, que chegam a simular entradas de ar maiores.

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Toyota Etios Platinum Sedan
Toyota Etios Platinum Sedan
Crédito: Divulgação
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As lanternas são de máscara negra, o para-choque traseiro recebeu apenas um tapinha visual, enquanto a tampa do porta-malas ganhou um aerofólio básico. Se estes implementos podem gerar opiniões diversas, as novas rodas de liga leve de aro 15" com acabamento preto e diamantado foram dignas de elogios até das amigas mais invejosas.

A operação foi bem sucedida. O carro que aparenta ter design dos anos 2000 foi rejuvenescido. Mas sabe aquele comentário maldoso do tipo: “fulano para ficar bonito tem que nascer de novo”? Então, esse é o caso do Toyota Etios. Não é por que ficou melhor, que passou a prover beleza.

O compacto já nasceu com estética envelhecida e uma melhora de cair o queixo só seria possível com a chegada de uma nova geração, o que ainda não está muito perto de acontecer.

O que é uma pena. O modelo produzido em Sorocaba (SP) aprimorou muitas demandas de powertrain na linha 2017 e uma mudança estética radical o tornaria muito mais atraente ao gosto do consumidor brasileiro que, dá bastante valor à beleza interna, mas que prioriza um carro que faça bem aos olhos.

Bom, quando mencionamos beleza interna, estamos falando de um motor 1.5 que foi recauchutado para ser mais potente e econômico. A taxa de compressão saiu de 12,1:1 para 13:1, enquanto a correia dentada foi substituída por corrente. Outras implementações foram a de tuchos hidráulicos com rolamentos e comando de válvulas com fase variável para admissão e escape, o que rendeu 11 cv e 1,5 kgf.m de torque a mais com etanol.

Desta forma, o propulsor Dual VVT-i Flex passou a render 102/107 cv a 5.600 rpm e 14,3/14,7 kgf.m de torque a 4.000 rotações com gasolina e etanol, respectivamente. Na prática, temos um motor que não deixa o motorista na mão, por ter desempenho linear e não perder fôlego em retomadas ou subidas.

Isso também é resultado de uma operação muito bem ajustada com o câmbio automático de quatro velocidades da Aisin, que é o mesmo utilizado pela geração anterior do irmão maior e mais velho Corolla. Entendemos se você fez nariz torto logo que leu “quatro velocidades”, até porque este tipo de transmissão geralmente é ineficiente. Mas não é que esta caixa específica gerencia bem o trabalho do motor?

O único incômodo acaba sendo o nível de ruído provocado pelo escalonamento feito em rotações um pouco mais altas do que o convencional (acima dos 3.000 giros), por conta das relações esticadas sem a quinta marcha.

Mas isso não provoca descompasso do motor, tampouco consumo de combustível exacerbado. Pelo contrário, o conjunto recebeu nota ‘A’ no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro. Na cidade, o sedã pode fazer 12,2 e 8,4 km/l, enquanto na estrada os números são de 14,9 e 10,4 km/l, na ordem gasolina e etanol.

Mas a economia para por aí.  De tão cara, a versão topo de linha chega a brigar contra Honda City e Chevrolet Cobalt – aliás, está aqui um bom exemplo de quem investiu pesado na estética e ficou mais agradável. O Etios Platinum custa, pasme, R$ 68.330.

Isso significa que ele é mais caro do que o City com câmbio CVT, que sai por R$ 66.400 e tem porte maior – a diferença de comprimento é de 4,45 m a 4,26 m e, de 2,60 a 2,55 m, em relação ao entre-eixos.

O preço do Etios é maior até do que a versão de entrada do sedã médio Mitsubishi Lancer, que sai por R$ 65.190, com caixa manual.

Mas o problema é que o valor que beira aos R$ 70.000 não é justificado pelo que é entregue em equipamentos. Os mais “sotisticados” são controle de cruzeiro e TV digital. O restante é básico: direção elétrica, ar-condicionado, retrovisores, travas e vidros elétricos e computador de bordo (melhor, mas ainda no centro do console) com função que permite ao motorista colocar o valor de combustível abastecido para monitorar os gastos.

 Toyota Etios Platinum Sedan
Toyota Etios Platinum Sedan
Legenda: Toyota Etios Platinum Sedan
Crédito: WM1
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Outro item de série é a central multimídia sensível ao toque que, além da já citada TV, tem GPS, câmera de ré e conectividade USB e bluetooth. Mas ela fica devendo o espelhamento do celular, que está presente até na versão mais barata XLS. O equipamento também não denota muita qualidade. Além de pouco intuitivo, chegou a travar durante a avaliação.

A única parte positiva em termos de valores é o seguro. É possível encontrar apólice de R$ 1.589,73 na ferramenta de seguros AutoCompara, levando em consideração o perfil de homem casado, de 45 anos, que mora em apartamento na Zona Sul de São Paulo e tem garagem na residência e no trabalho.

Mas não tem jeito, o forte mesmo do Toyota está em sua parte estrutural. Além de um trem de força de confiança, o modelo que tem três anos de garantia, possui ainda o melhor nível de reparabilidade e reposição de peças da categoria, de acordo com o índice Car Group do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

Preço das revisões

1ª revisão

R$ 216,27

2ª revisão

R$ 465,30

3ª revisão

R$ 399,60

4ª revisão

R$ 633,00

5ª revisão

R$ 353,20

6ª revisão

R$ 564,00

Já o nível de segurança do habitáculo não é o melhor, mas também não faz feio. O veículo ganhou quatro de cinco estrelas possíveis nos testes de colisão do instituto Latin Ncap.

Mas a conclusão para quem está de olho num Etios Platinum Sedan é que é melhor absorver as qualidades estruturais e de powertrain do modelo e aplicar a grana nas versões intermediárias ou de entrada. As mudanças visuais da versão não transformam o sapo em príncipe e a quantidade de equipamentos também não brilha aos olhos. Se você tem cerca de R$ 65.000 para investir em um sedã, é melhor dar uma olhada mesmo em Honda City e Chevrolet Cobalt.

Ficha Técnica

TOYOTA - ETIOS - 2019
1.5 PLATINUM 16V FLEX 4P AUTOMÁTICO
R$ 67690

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada cm³
  • 1496
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Taxa de compressão
  • 13,0:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 16V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Aspirado
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • Dual VVT-i
  • Potência (cv/rpm)
  • 107/5600
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 14,7/4000
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 102/5600
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 14,3/4000
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 170
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 11,8
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 8,1
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 9,2
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 11,9
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 13,2
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 4
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 3884
  • Largura (mm)
  • 1695
  • Altura (mm)
  • 1510
  • Entre-eixos (mm)
  • 2460
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 45
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 270
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1008

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • Toyota Play
  • USB
  • Sim
  • CD/MP3 player
  • Sim
  • Bluetooth
  • Conexão com celular
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 2
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 2
  • Alto-falantes - Subwoofer
  • 2

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 15
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 185/60
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 15
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 185/60
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso8.5
  • Tecnologia7.8
  • Vida a bordo9.0
  • Desempenho9.0
  • Opinião do repórter7.7
  • + Motor e câmbio conversam bem
  • + Nota 'A' em economia de combustível no Inmetro
  • + Sedã tem estrutura segura e com boa reparabilidade
  • - Preço é superior em relação a sedãs maiores
  • - Poucos itens de série não justificam o preço
  • - Central multimídia é básica e nada intuitiva
 
8.5

  • Lukas Kenji
  • Quando deixa um pouco de lado a carreira brilhante como piloto de Gran Turismo e Fórmula 1 (no Playstation), faz cobertura diária do setor automobilístico. Muscles cars e clássicos dos anos 1990 são as máquinas prediletas.
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