Renault Duster Oroch 2.0 Dynamique AT

Assim não dá: Duster Oroch AT 2017

Câmbio automático ‘assassina’ desempenho do motor 2.0

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 20,7/5750 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 6 km/litro
      Estrada: 7,1 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 475 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.2

Overview

Apesar do design, que pode não agradar a todos, e o acabamento displicente, o Duster Oroch é muito bem concebido e cumpre tudo que o seu consumidor procura: praticidade e conforto sem exagerar na pedida. Mas o câmbio automático de quatro marchas transforma a convivência com o modelo em estresse. E ainda bate no seu bolso na hora de abastecer.


  • + Equipamentos não são extraordinários, mas tem tudo que você precisa
  • + Cabine e caçamba são espaçosas e acomodam bem passageiros e cargas
  • + Acerto de suspensão muito acima da média rodando na cidade
  • - Alto consumo aliado ao tanque pequeno incomodam
  • - Câmbio é lento, mal escalonado e acaba com o desempenho do motor
  • - Peças de acabamento, como a maçaneta interna, desagradam ao olhar e ao toque
 
  • 4.5 Estrela icone
  • 4.5 de 5 estrelas
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Demorou, mas chegou. Pioneira no segmento das picapes intermediárias, a Duster Oroch finalmente ganhou uma opção de câmbio automático. Essa é a boa notícia. A outra é que a transmissão usada é a já conhecida de quatro marchas do Duster, e da primeira geração do Sandero. Ou seja, já não dá para se animar muito com o conjunto. Será que ele confirma a má primeira impressão?

Disponível somente na versão mais cara – Dynamique – com motor 2.0, o câmbio custa apenas R$ 2 mil a mais que a transmissão manual, partindo de R$ 77.900. Nossa unidade veio equipada com o Pack Outsider, que adiciona molduras de para-lama, faróis auxiliares integrados no para-choque dianteiro, capota marítima e grade de proteção do vidro traseiro, por R$ 3.490, fechando a conta em R$ 81.390.

Para receber o “novo” câmbio, a Renault preparou algumas mudanças na picape, buscando melhorar o consumo do motor 2.0 flex. A direção agora é eletro-hidráulica e há um sistema de recuperação de energia, que carrega a bateria quando o carro está desacelerando.

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Renault Duster Oroch 2.0 Dynamique AT
Renault Duster Oroch 2.0 Dynamique AT
Crédito: Renault Duster Oroch 2.0 Dynamique AT
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Mesmo assim não adiantou muito. De cara, o consumo já assusta. Rodando na cidade com gasolina, aferimos uma média de 6,5 km/l. Na estrada, nada além de 7,5 km/l. Com etanol, os números caem para a casa dos 5,9 km/l e 7,6 km/l, respectivamente, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro.

Os números ruins continuam se falarmos de performance. O 0 a 100 km/h é feito em 10,4 s, contra 9,7 s da versão com câmbio manual. A culpa por essa piora passa não só pelos 20 kg que a transmissão adiciona, mas também pelo péssimo desempenho dela. Os 148 cv e 20,9 kgf.m do motor 2.0 não são nada excepcionais, mas muito melhor aproveitados pelo câmbio manual de seis marchas.

O ruído interno também incomoda. Com apenas quatro marchas disponíveis, o motor precisa manter-se em rotações mais altas para ter uma performance aceitável, já que o torque máximo pinta só em 4.000 rpm. A relação de marchas até que equilibra bem consumo e desempenho, mas ainda assim não faz milagre: à 120 km/h o motor funciona a 3.500 rpm, um pouco demais para a fraca preparação da cabine em conter barulho e vibração do conjunto mecânico.

Resumidamente, o Duster Oroch é um bom carro. Ele é bem espaçoso, o acerto de suspensão é certeiro e confortável no uso urbano, e traz bons equipamentos em todas as versões. Na versão avaliada, por exemplo, direção elétrica, piloto automático, banco e volante com regulagem de altura, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia com tela de 7 polegadas, rodas de 17 polegadas e ar condicionado são de série. Nada fora do comum, mas traz tudo que você precisa.

 Renault Duster Oroch 2.0 Dynamique AT
Renault Duster Oroch 2.0 Dynamique AT
Legenda: Renault Duster Oroch 2.0 Dynamique AT
Crédito: Renault Duster Oroch 2.0 Dynamique AT
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A caçamba cumpre exatamente o que a proposta do carro exige. Cargas médias são muito bem acomodadas na traseira, com ganchos de fixação distribuídos por toda a caçamba. Ela não é nem curta, nem rasa, tudo na medida certa. É claro que os 650 kg de capacidade de carga, não permitem que você abuse do bagageiro. Mas o consumidor da Oroch não busca isso. Para viagens de fim de semana, com algumas tralhas e malas, ela se sai muito bem.

O seguro não é absurdo. O preço médio fica na casa dos R$ 4.500. As revisões se destacam com preço final de R$ 3.105 após 60 mil km, mais de R$ 1 mil a menos que um Fiat Toro 1.8 AT, por exemplo.

Revisões até 60 mil km

10.000 km

R$ 462,00

20.000 km

R$ 516,00

30.000 km

R$ 462,00

40.000 km

R$ 687,00

50.000 km

R$ 462,00

60.000 km

R$ 516,00

Quem joga contra é o acabamento espartano pelo preço pedido e, agora, o câmbio automático. De repente, a solução imaginada pela Renault virou problema. E se pensar em comprar um Duster Oroch, fique longe da nova transmissão. Opte por um câmbio manual e passe menos irritação e economize com combustível.

 

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

RENAULT - DUSTER - 2017
2.0 DYNAMIQUE 4X2 16V FLEX 4P AUTOMÁTICO
R$ 0

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada cm³
  • 1998
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Potência (cv/rpm)
  • 148/5500
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 20,7/5750
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 143/5750
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 20,2/4000
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 176
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 11
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 6
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 7,1
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 9
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 10,4
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 4
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Direção - Assistência
  • Hidráulica
  • Direção - Ajustes
  • Altura

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4329
  • Largura (mm)
  • 1822
  • Altura (mm)
  • 1683
  • Entre-eixos (mm)
  • 2674
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 50
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 475
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1294

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Conexão com celular
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 2
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 2
  • Alto-falantes - Subwoofer
  • 4

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 16
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 205/60
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 16
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 205/60
  • No Bolso8.3
  • Tecnologia8.3
  • Vida a bordo8.4
  • Desempenho7.8
  • Opinião do repórter8.2
  • + Equipamentos não são extraordinários, mas tem tudo que você precisa
  • + Cabine e caçamba são espaçosas e acomodam bem passageiros e cargas
  • + Acerto de suspensão muito acima da média rodando na cidade
  • - Alto consumo aliado ao tanque pequeno incomodam
  • - Câmbio é lento, mal escalonado e acaba com o desempenho do motor
  • - Peças de acabamento, como a maçaneta interna, desagradam ao olhar e ao toque
 
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