Volvo e Google se unem por central multimídia

Nova geração das centrais de entretenimento e conectividade da marca sueca será baseada no sistema operacional Android

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Volvo e Google se unem por central multimídia
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Volvo e o Google anunciaram uma parceria para o desenvolvimento da nova geração de central multimídia dos carros da marca sueca, baseada no sistema operacional Android usado em tablets e smartphones. A montadora já adianta que a interface também vai funcionar com iPhones e iPads.

A principal diferença para o Android Auto, hoje oferecido por um grande número de montadoras, inclusive a própria Volvo, é que a nova central multimídia não vai exigir parear um telefone Andoid para ter acesso (limitado) às funcionalidades do smartphone. A ideia, no caso, é integrar serviços da Google e aplicativos Android diretamente no veículo, com acesso à internet via rede 4G com chip instalado no automóvel.

As duas companhias ainda não informam detalhes de como vai acontecer essa integração, mas a Volvo cita serviços “conectados dentro e  em torno do veículo” e diz que a parceria “promete revolucionar como os clientes da marca vão utilizar e interagir com seus carros”.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A declaração ainda é vaga, mas dá para prever, por exemplo, a chegada de recursos como alerta avisando que o prazo de revisão está vencendo, por exemplo, com navegação GPS até a concessionária da preferência do usuário, tudo na tela da central multimídia do automóvel. Além disso, vários equipamentos como o sistema de ar-condicionado vão ser, como hoje, operados diretamente pela tela tátil da central multimídia. Imagine o Google verificando a temperatura e sugerindo o ajuste ideal da climatização da cabine...

Volvo XC90 Diesel
Volvo XC90 Diesel
Crédito: Volvo XC90 Diesel
toggle button

Enquanto a interface do Android Auto é limitada, dando acesso a um determinado número de serviços e aplicativos, o sistema a ser desenvolvido com a Volvo vai incluir um volume muito maior de programas e melhor e personalizada integração ao veículo. Por trás disso tudo está a ênfase dada à conectividade, que faz os carros se parecerem cada vez mais com smartphones do que meros meios de transporte, sempre conectados à internet.

Comentários