Projeto Holodeck

Holodeck, um novo jeito de projetar carros

Plataforma de realidade virtual colaborativa pode mudar a maneira como os carros são desenhados

WM1 / 13/05/2017 às 13:15atualizado 15/05/2017 às 09:28

A Nvidia apresentou no GTC 2017, conferência de tecnologia que aconteceu de 8 a 11 de maio em San Jose, Califórnia, o Projeto Holodeck, uma plataforma colaborativa de realidade virtual. Mas, o que isso tem a ver com carro?

Empresas, inclusive montadoras, poderão importar seus modelos em total resolução para um ambiente virtual interativo que obedece as regras da física, e compartilhá-lo com outros engenheiros e profissionais que estão em outro país, por exemplo. Desta forma, decisões do projeto podem ser tomadas mais rapidamente.

A demonstração foi feita com o supercarro Koenigsegg Regera, que vale US$ 1,9 milhão, ou o equivalente a aproximadamente R$ 6 milhões. Pudemos assistir engenheiros no ambiente Holodeck explorar o carro em escala e  plena fidelidade visual, e consultar uns aos outros sobre mudanças de design em tempo real.

Graças à alta fidelidade da Holodeck, os designers podem explorar equipamentos incorporados, como painel de instrumentos, saídas de ar e componentes do motor. Configurações de iluminação também podem ser simuladas para cenários como dia e noite, condições da estrada e clima para entender como a luz reflete nas janelas ou parabrisa.

"Nenhum outro carro é como um Koenigsegg, cada um é uma obra de arte individualmente encomendada. Eles são projetados e pensados para satisfazer os desejos dos nossos clientes. A tecnologia Holodeck é uma ferramenta que permitirá a eles experimentarem seu veículo antes de ele ser construído e isso é muito emocionante", disse Christian von Koenigsegg, fundador da Koenigsegg Automotive que participou virtualmente da apresentação.

É interessante que os participantes conseguem "segurar" o volante e "tocar" no painel sem que que suas mãos atravessem o objeto virtual. O ambiente permite diversos usos possíveis – desde arquitetos de produtos, até criadores de conteúdos e entusiastas que queiram desfrutar de conteúdo em 3D e 360° com seus amigos em um espaço de realidade virtual.

Jensen Huang, CEO e Fundador da Nvidia, todavia, não conseguiu escapar de bugs durante a apresentação do projeto, que ainda está na fase beta. A novidade será disponibilizada em setembro deste ano.

Sempre preferiu carrinhos a bonecas. Seu primeiro brinquedo motorizado foi um Jeep Willys 1951, que dirige até hoje. É realizada escrevendo sobre veículos, seja ele qual for. Acorda cedo para assistir ao MotoGP.

Matérias relacionadas