nissan gtr-rc silverstone controle playstation

GT-R controlado por videogame acelera a 211 km/h

Unidade adaptada foi pilotada com controle de Playstation por jovem a bordo de helicóptero no circuito de Silverstone

WM1 / 11/10/2017 às 18:15

Há alguns anos, a Nissan e a Sony, que produz o console Playstation e é responsável pelo game Gran Turismo, mantêm uma academia para formar jovens pilotos já são craques nas competições virtuais.

Para promover o lançamento do jogo Gran Turismo Sport, que será lançado nos Estados Unidos e no Brasil em 17 de outubro, e na Europa e Japão no dia seguinte, as duas empresas colocaram uma unidade adaptada do esportivo GT-R para acelerar na pista britânica de Silverstone, controlada a distância com um controle de Playstation.

A missão de guiar o cupê, rebatizado como GT-R/C, coube a Jann Mardenborough, vencedor da Academia GT e piloto profissional no mundo real. Para possibilitar a pilotagem remota, o GT-R foi equipado com quatro robôs individuais para controlar volante, transmissão, freios e aceleração, acionados pelos botões do controle do Playstation 4, que não recebeu quaisquer modificações. Veja o vídeo abaixo.

A comunicação entre o controle DualShock 4 e os robôs se dá por meio de uma central eletrônica de controle instalada no esportivo.

Para enxergar o circuito e suas curvas, o jovem Mardenborough pilotou o GT-R/C a bordo de um helicóptero, que sobrevoou o cupê na pista à medida que ele ia completando a volta na pista britânica. A melhor volta foi obtida com o tempo de 1:17.47 (um minuto, 17 segundos e 47 décimos de segundo), com velocidade média de 122 km/h e máxima de 211 km/h.