A Nissan desenvolveu, em parceria com a empresa dinamarquesa de design Droog, um conceito do SUV Juke que é capaz de alertar visualmente o condutor e o passageiro dianteiro se eles estão desidratados.
O "truque" acontece por meio de um revestimento especial nos assentos da frente e no volante, criado pela Droog, que muda de cor em contato com o suor, em uma escala que vai da tonalidade azul, indicando hidratação suficiente, até a amarela, para apontar que chegou a hora de, literalmente, beber água.
O protótipo, que não tem previsão de entrar em produção, chama-se Juke Soak e parte da ideia que motoristas desidratados são mais propensos a acidentes.
De acordo com estudo da Universidade de Loughborough, do Reino Unido, condutores que pariciparam da pesquisa e beberam apenas um gole de água por hora tiveram duas vezes mais erros ao volante na comparação com motoristas hidratados corretamente. De acordo com o mesmo estudo científico, condutores desidratados estão sujeitos ao mesmo número de vaciladas que motoristas dirigindo alcoolizados.