vw-touareg-017.jpg

Novo Touareg aparece rodando sem disfarces

Terceira geração do SUV da VW vai ganhar plataforma MQB e mais segurança e conectividade. Apresentação será em setembro

WM1 / 02/06/2017 às 11:00

A terceira geração do Volkswagen Touareg está em desenvolvimento há algum tempo e unidades de testes têm sido fotografadas, porém protegidas sob pesada camuflagem. Agora, circulam na internet imagens do SUV rodando sem nenhum disfarce, a poucos meses da sua apresentação oficial, prevista para setembro, durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha.

As imagens revelam que o Touareg traz desenho fortemente inspirado no conceito T-Prime GTE (foto abaixo), exibido no Salão de Pequim (China) no ano passado, e também exibe elementos estéticos do Atlas, utilitário esportivo de grande porte exclusivo para o mercado norte-americano – especialmente a dianteira, trazendo grade bipartida  integrada aos faróis, de formato retangular. Também lembra o Arteon, sedã-cupê recém lançado como substituto do CC.

Por outro lado, a traseira e as proporções gerais do Touareg se assemelham bastante com a geração atual. Mas a grande novidade do utilitário esportivo da Volkswagen está mesmo longe dos olhos: o modelo será construído sobre a plataforma modular MQB, usada desde o Golf  até o Audi Q7, que foi atualizado antes do seu “irmão” da VW. Essa base, mais leve, rígida e espaçosa, também será usada na próxima geração do Porsche Cayenne, no Urus, SUV que a Lamborghini lança em breve, e já está presente no Bentley Bentayga.

Portanto, o novo Touareg deve ter medidas bem semelhantes às do Q7: 5,05 m de comprimento, 1,97 m de largura e 2,99 m de distância entre-eixos.

 

Dependendo do mercado, o SUV da Volks vai ser equipado com motor 2.0 turbo a gasolina, mas também contará com versão GTE, híbrida plug-in, combinando esse propulsor com outro, elétrico. Também haverá opções turbodiesel e, provavelmente, V6 e V8 a gasolina, como acontece no modelo atual.

Assim como o Arteon, o Touareg também vai contar com recursos avançados de segurança e conectividade, com recursos de condução semiautônoma, estacionamento automático, assistente de permanência na faixa e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo. Opção de painel 100% digital, como no Golf europeu e vários modelos da co-irmã Audi também é um item que seguramente estará disponível.