audi rs4 salao frankfurt 2017

Perua endiabrada: nova Audi RS4 é fera de 456 cv

Nova geração do modelo vai de zero a 100 km/h em 4,1 segundos sem abrir mão de espaço no porta-malas para a família

WM1 / 12/09/2017 às 15:15

A nona geração do Audi A4 Sedan foi lançada no Brasil em abril do ano passado, trazendo carroceria mais espaçosa e, ao mesmo tempo, até 100 kg mais leve, e visual renovado. A versão Avant, perua, chegou em seguida, na versão única Ambiente, com motor 2.0 turbo a gasolina de 190 cv de potência.

A cavalaria não é pouca, mas quem conhece perua e gosta de esportividade sabe que a configuração RS4 do A4 Avant é mesmo a que interessa. Pois a Audi aproveitou o Salão de Frankfurt, na Alemanha, para apresentar justamente a nova RS4.

A primeira coisa a chamar a atenção é a pintura azul metálica que remete à primeira RS4, de 1999. Mas o que de fato interessa é o motor 2.9 V6 biturbo embaixo do capô, o mesmo do cupê RS5, que rende saudáveis 456 cv e 61,25 kgf.m de torque, enviados, como anteriormente, para as quatro rodas, via sistema de tração integral Quattro, com gerenciamento eletrônico.

A potência é a mesma da geração anterior, porém o torque teve um incremento massivo de 17,28 kgf.m, graças à adoção de sobrealimentação por turbo. De acordo com a Audi, a perua envenenada é capaz de sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em 4,1 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada em 250 km/h - barreira que pode ser ampliada para 280 km/h com o pacote opcional RS Dynamic. A transmissão é automática de oito marchas.

As suspensões, mais rígidas e esportivas, foram rebaixadas em sete milímetros na comparação com a A4 Avant convencional, enquanto a RS4 vem de série com rodas de liga leve de 19 polegadas - que podem ser substituídas por unidades de 20 polegadas, mediante um custo adicional. A praticidade é proporcionada pelo porta-malas de 505 litros, 15 litros a mais que a geração anterior.

Da mesma forma que o sedã, a perua RS4 ficou mais leve, no caso até 80 kg, totalizando 1.790 kg. A cabine é praticamente idêntica à do RS5 Cupê, incluindo o painel 100% digital Virtual Cockpit e "head-up display", que exibe informações importantes em uma tela transparente na altura do para-brisa, para não tirar os olhos da pista.

As encomendas da nova RS4 no mercado europeu começam no mês que vem, com previsão de entrega das primeiras unidades nas concessionárias Audi para o começo de 2018. Na Alemanha, o preço inicial será de 79,8 mil euros (cerca de R$ 296,5 mil na conversão direta). Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.