Ford mostra terceira geração da central Sync

CEO mundial da montadora fala em popularizar carros autônomos
  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Ford mostra terceira geração da central Sync
Ricardo Sant'Anna
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


(de Las Vegas, EUA)  A Ford aproveitou a CES, maior feira de tecnologia do mundo, para apresentar na última terça-feira (7) seu mais novo sistema de entretenimento, a terceira geração do Sync, presente também nos modelos da marca vendido no Brasil. A montadora ficou ainda com a responsabilidade de fazer a palestra inaugural da feira, com participação do CEO mundial da montadora, Mark Fields.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas


O executivo falou sobre todas as tecnologias e experimentos que a marca tem feito nos últimos anos, sobretudo sobre a plataforma OpenXC. Este é basicamente um chip ligado direto na central eletrônica do automóvel, capaz de coletar os mais variados do automóvel, sendo possível monitorar diversos tipos de uso. O mesmo está distribuído em dezenas de projetos da Ford pelo mundo, como por exemplo um sistema de compartilhamento de carros elétricos na Inglaterra.


“Estamos coletando todos os dados e deixando ele acessíveis para todos os desenvolvedores, inclusive nós”, explica Fields. Com isso, a montadora criou a iniciativa Ford Smart Mobility, focada no desenvolvimento da mobilidade urbana. Como o assunto da vez são os carros autônomos – montadoras como Audi, BMW, Mercedes-Benz e Hyundai mostraram projetos nessa linha -, a Ford também se posicionou.

“Não estamos preocupados em ter o primeiro carro autônomo do mundo , mas em ter o primeiro Ford autônomo do mundo e também torna-lo acessíveis à todos”, explicou Fields em seu discurso. No entanto, a montadora não apresentou em seu estande qualquer tecnologia ligada ao tema. O destaque ficou mesmo para a central Sync


Sync sem revolução

Se o discurso de Fields foi o de olhar para o futuro, a terceira geração da central Sync não apresentou grandes revoluções. O sistema segue o padrão já encontrado em produtos de outra marcas já oferecidos em carros de Dodge, Jeep e Chrysler nos Estados Unidos, por exemplo. A novidade fica por conta da central estar presente em modelos mais acessíveis, pelo menos na América do Norte, como Fiesta e Focus.


A central ganhou uma interfacção nova e bastante simples, sem requintes. Há ainda a possibilidade de conecta-la a internet por meio de um chip 4G, e baixar diversos aplicativos de monitoramento de trânsito, clima, avaliação da restaurantes e também os de música, como o popular Spotify. O lançamento no Estados Unidos deve acontecer ainda neste ano e não há previsão de chegada para os modelos da marca no Brasil. 

Comentários