Amanhã será o dia. A Mercedes-Benz finalmente vai revelar o AMG Project One, ambicioso supercarro que pretende ser a versão comercial do monoposto da marca alemã que disputa o campeonato de Fórmula 1 - só que com dois lugares, e supostamente, homologação para rodar em vias públicas, o que inclui a presença de para-brisa, teto, faróis e lanternas.
Para dar uma palhinha do que está por vir, o tricampeão mundial Lewis Hamilton, da AMG-Mercedes e atual líder do campeonato, postou na sua conta no Twitter uma foto ao volante do Project One. Na imagem, o piloto diz que "falta um dia para o lançamento da nova besta da Mercedes-AMG no Salão de Frankfurt", referindo-se ao evento alemão onde a "besta" será mostrada em público pela primeira vez, com todos os detalhes técnicos.
A Mercedes, que já havia divulgado uma série de "teasers" do superesportivo, também colocou no ar uma foto da máquina, mais especificamente da traseira, com destaque para o enorme escapamento central, para as entradas de ar no capô (o motor é instalado na posição central-traseira, como na F1), para a enorme entrada de ar no teto e para as lanternas traseiras minimalistas, divididas em três "traços"de LEDs de cada lado.
Segundo os dados já divulgados pela Mercedes-Benz, o Project One será equipado com motor 1.6 V6 turbo com tecnologia híbrida, como na Fórmula 1, com potência acima dos 1.000 cv e tração integral - o motor a combustão movimenta as rodas traseiras e outro, elétrico, as dianteiras. Esse propulsor recebeu modificações para ser usado nas ruas, principalmente para ter maior durabilidade na comparação com a unidade usada nas pistas - porém o V6 do Project One, com giro máximo na faixa de 10.000 rpm ou acima, vai exigir retífica a cada 50 mil km, contra cerca de 240 mil em um motor convencional de carros de passeio.
O novo esportivo da AMG-Mercedes terá velocidade máxima acima de 350 km/h e apenas 275 unidades serão produzidas, todas já previamente vendidas, por um preço em torno de US$ 2,6 milhões (cerca de R$ 8 milhões na conversão direta). As primeiras unidades serão entregues em 2019 e as últimas, no fim de 2020, com produção totalmente artesanal, com uma unidade por dia, segundo se especula.