Carro voador da Airbus é apresentado em Genebra

Veículo 100% elétrico foi feito em parceria com a Italdesign; Ele tem oito rotores para levantar voo

WM1 / 08/03/2017 às 15:30

Nem só de supercarros vive o Salão de Genebra. O salão suíço que começou na última terça-feira (7) também abriu espaço para a mobilidade do futuro. A Italdesign apresentou o conceito do “carro voador”, desenvolvido em parceria com a fabricantes de aviões francesa Airbus.

Chamado de Pop.Up, o protótipo é totalmente elétrico. Diferente de outros conceitos de carros voadores, ele tem uma cápsula com capacidade para dois ocupantes. Ela pode ser conectada a dois módulos elétricos, um para a propulsão aérea e o outro para a terrestre.

O chassi é de fibra de carbono para o veículo que tem 2,6 metros de comprimento, 1,4 m de largura e 1,5 m de altura. Mas quando os oito rotores capazes de fazer o conceito levantar voo são acionados, o Pop.Up chega a 4,4 m de altura.

No chão, o protótipo tem autonomia de 130 quilômetros e os dois motores de 80 cv precisam de 15 minutos para serem carregadas. No ar, um outro conjunto de motores de 182 cv é acionado e pode levar o veículo à velocidade máxima de 100 km/h.

É possível planejar as rotas de viagem por meio de um aplicativo. O sistema de inteligência artificial do veículo é capaz de entender essas informações e sugerir a melhor forma de viajar (pelo ar ou pela terra) levando em consideração as condições de tráfego, clima e custos.

“Nos próximos anos, o transporte terrestre deverá subir ao próximo nível, além de ser compartilhado, conectado e autônomo, será também multimodal em direção à terceira dimensão”, considerou o CEO do estúdio Italdesign, Jörg Astalosch.

Com combustível de alta octanagem correndo pelas veias, a equipe de jornalistas do WM1 está sempre acelerando em busca das informações mais relevantes para quem está à procura do melhor negócio ou é apenas mais um aficionado por carros!

Matérias relacionadas