BMW M5 Salao Frankfurt 2017

BMW mostra novo M5 de 600 cv e 'suvão' de luxo

Marca alemã também se rende aos elétricos com o novo i3. Montadora terá 25 modelos eletrificados até 2025

WM1 / 12/09/2017 às 12:30

Como manda a tradição, a BMW abriu as coletivas de imprensas do Salão de Frankfurt, na Alemanha, que este ano acontecem nesta terça (12) e na quarta-feira (13) - a abertura do evento ao público está marcada para esta quinta, 14 de setembro. E, como o WM1 havia previsto, novidades bávaras não faltaram.

Destaque total para o novo M5 (fotos acima e abaixo), que chega ao Brasil no segundo semestre de 2018. Completamente reformulado, agora em nova geração, o esportivo grandalhão preparado pela Motorsport – divisão de altíssima performance da BMW – é equipado com motor 4.4 V8 biturbo de impressionantes 600 cv de potência máxima e 76,45 kgf.m de torque - é o sedã produzido em série mais potente da história da montadora alemã. A transmissão é nova – automática de 8 marchas – e há três modos de condução.

Em termos de números, o M5, que praticamente pesa duas toneladas (1.929 kg), acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 305 km/h.

Destaque para o fato de o novo "canhão da Bávaria" ter tração integral e não traseira, como sempre foi - uma maneira racional de domar tanta violência -, mas com sistema que permite torná-lo 100% tração traseira. Essa, por outro lado, é uma maneira emocional de agradar os puristas da marca. Drift original de fábrica!  

BMW X7 Concepet iPerformance

A BMW também apresentou o X7 Concept iPerformance (foto acima), conceito que antecipa como será o SUV topo de linha da montadora, que será lançado no ano que vem com preço, porte e tecnologia maiores que os do X5 e do X6.

Com linhas retas, faróis estreitos e grade de duplo rim de dimensões avantajadas, o X7 Concept tem estilo típico de SUVs, lembrando o futuro rival XC90, da Volvo. Com três fileiras de assentos, traz espaço para até seis ocupantes, incluindo o motorista, que contam com bancos individuais.

Ainda não há detalhes, mas a fabricante antecipa que o X7 de produção terá propulsão híbrida, combinando motor elétrico com um biturbo a gasolina, provavelmente V8 - espere potência do nível do novo M5.

i Vision Dynamics

Outra atração da marca em Frankfurt é o conceito i Vision Dynamics (foto acima), um cupê de quatro portas totalmente elétrico com autonomia de impressionantes 600 km, velocidade máxima em torno de 200 km/h e aceleração de zero a 100 km/h em quatro segundos.

O protótipo, que lembra uma mescla do Série 6 Gran Coupé e do híbrido i8, antecipa os planos da BMW de oferecer até 2025 25 modelos eletrificados, dos quais 12 serão totalmente elétricos e o restante híbridos.

Novo i3

Permanecendo nos eletrificados, a fabricante também apresentou em Frankfurt a reestilização do hatch elétrico i3 (foto acima), lançado justamente no Salão de Frankfurt de 2013.

Agora, o compacto traz para-choques redesenhados, mas a principal novidade é a versão esportiva i3s, com motor de 186 cv de potência e 27,10 kgf.m de torque, contra 172 cv e 25,43 kgf.m da configuração padrão.

Além disso, traz suspensões mais rígidas e rebaixadas em 1,3 centímetros - a autonomia de ambas as versões foi mantida em até 290 km quando equipado com motor estacionário a gasolina, que ajuda a prolongar a carga das baterias.

MINI

A BMW mostrou, ainda, o Mini Electric Concept (foto acima), conceito que traz de volta a propulsão 100% elétrica ao hatch premium, que já teve a versão Mini E comercializada. O novo Mini elétrico será lançado em 2019 com o mesmo trem de força do i3 citado acima.

Com combustível de alta octanagem correndo pelas veias, a equipe de jornalistas do WM1 está sempre acelerando em busca das informações mais relevantes para quem está à procura do melhor negócio ou é apenas mais um aficionado por carros!

Matérias relacionadas