Audi introduz nova central multimídia e até tablet próprio

Montadora alemã mostra interior do novo Q7 e autônomo Prologue

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Audi introduz nova central multimídia e até tablet próprio
Ricardo Sant'Anna
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


(de Las Vegas, EUA) Um lançamento que começa de dentro para fora. É assim que podemos definir a apresentação do novo Q7 – ou melhor dizendo, de parte dele. A Audi escolheu a CES (Consumers Eletronic Show), maior feira de tecnologia do mundo, para apresentar apenas o cockpit da nova geração do utilitário esportivo, a ser revelado na próxima semana durante o Salão de Detroit. Além disso, a marca de Ingolstadt mostrou grande parte de suas novas tecnologias, incluindo sua nova geração de central multimídia até um tablet próprio.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas


A principal estrela do estande da marca é o conceito Prologue, apresentado no final do ano passado no Salão de Los Angeles. Além de inspirar o futuro A9, cupê topo de linha da marca, o conceito apresenta um novo sistema autônomo, que permite que ele estacione ou ande até o proprietário através de comandos feitos em um relógio inteligente. O sistema foi demonstrado ao vivo pelo chefe de desenvolvimento da Audi, Ulrich Hackenberg.



Sob o capô, o Prologue traz um motor 4.0 TFSI V8, acompanhado de um motor elétrico. Juntos, eles rendem 677 cv de potência e levam o Audi de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos.  A emissão é de apenas 185 g/km.


O modelo conta ainda com um novo sistema de recarga do propulsor elétrico via wireless, sem fio. Tratam-se de duas placas, uma embaixo do carro e outra a ser instalada em estacionamentos ou na própria garagem de casa. Basta aproximar o carro da vaga e o sistema começará a carregar o automóvel. A novidade ainda é um conceito, mas deverá chegar em breve nos próximos modelos da linha e-tron da Audi - o sistema pode ser visto em funcionamento no vídeo abaixo.


Veja vídeo de estacionamento autônomo e carregador sem fio da Audi




iPad? Que nada


A marca escolheu a mostra – e o Q7 – para fazer a estreia de sua nova geração de central multimídia. O iDrive segue sem tela sensível ao toque, visando a segurança de acordo com a marca, mas passa a oferecer mais recursos, a começar pelo novo desenho de usa interface.


O sistema traz agora integração com o Google Earth, onde é possível visualizar imagens em 360 graus das ruas. Ele também passa a compatível também com Apple Car Play e Android Auto, onde é possível comprar aplicativos em ambos os mercados virtuais. Também há um redesenho no touchpad, ou a peça onde são feitos os comandos. Por lá, é possível buscar um endereço desenhando letras com a ponta dos dedos.


O que chamou atenção, porém, foi o lançamento de um tablet feito pela própria Audi. Não se trata de um modelo pronto e adaptado, mas de algo desenvolvido pela marca junto de fornecedores chineses. Mas por que a Audi criaria um tablet? Quem explica é o engenheiro responsável pelo projeto, Frank Egle. “Muitas pessoas tem perguntado o porque de termos feito um tablet. Certamente não é porque temos tempo livre, mas porque precisávamos evoluir nesse aspecto”.


Em entrevista ao WebMotors, Frank mostrou que o principal motivo  é a segurança dos passageiros. Em caso de colisões, o choque da cabeça das pessoas com tablets convencionais pode causar muitos danos, já que o equipamento não foi desenvolvido para esse tipo de uso, e por isso a Audi apresenta um sistema totalmente seguro, onde é possível acessar internet e uma série de outros aplicativos. O modelo estreia no Q7 até o final de 2015 e depois se estenderá pela linha. Na Europa, o par de tablets da Audi, com suportes e bancos especiais custará cerca de 2.500 euros, ou algo em torno de R$ 7,8 mil.

Comentários