Vocês conferiram aqui no WM1 absolutamente TUDO sobre o BYD King, o mais novo sedã híbrido plug-in do segmento de carros médios do mercado brasileiro, rival direto do Toyota Corolla Hybrid.
Com proposta inovadora e super tecnológica, seu objetivo é bem claro: roubar o máximo possível de vendas do modelo da Toyota, seu principal rival e o veículo mais emplacado da categoria.
Está na dúvida entre um dos dois? Não se preocupe: nós do WM1 elaboramos dois conteúdos inéditos, em duas reportagens distintas, com cinco pontos positivos sobre cada um deles.
Na primeira, justamente sobre o BYD King, mostramos cinco qualidades que só o modelo chinês tem. Nesta daqui, agora, você confere cinco virtudes que só o Toyota Corolla tem em relação ao mais novo concorrente.
Não há como negar que o Toyota Corolla é um dos carros mais tradicionais da história. Ele é "só" o carro mais vendido de todos os tempos, com mais de 50 milhões de unidades emplacadas desde 1966.
Vendido no Brasil desde meados dos anos 1990, o Corolla é líder do segmento de sedãs médios há mais de uma década. E, com o fim do Chevrolet Cruze, o Toyota se torna um dos últimos modelos de sua categoria feito por marcas consideradas generalistas que ainda é fabricado no Brasil.
Isso se traduz em confiança. Não temos medo de dizer que o Corolla é um dos carros mais confiáveis do mercado. E, para um público mais sério e maduro como o de sedãs médios, isso pode ser decisivo.
Confiança, nesse caso, vira sinônimo de tradição. O Toyota Corolla foi desafiado inúmeras vezes nas últimas décadas, mas sempre se manteve no topo. Quem chegou perto de ameaçar seu reinado foi o Honda Civic - que até por algum tempo chegou a ser líder, mas "perdeu" e hoje vive em outro reino.
Volkswagen Jetta, Nissan Sentra, Citroën C4 (Pallas e Lounge), Ford Focus (Sedan e Fastback), Fiat Linea, Peugeot 408, Hyundai Elantra e tantos outros modelos tentaram invadir o terreno do Corolla, mas não tiveram sucesso.
Ser um dos nomes mais fortes da indústria há tantas décadas só reforça sua tradição. Isso mostra que a missão do BYD King é muito maior do que parece.
Outro ponto que reforça o compromisso da Toyota com o mercado brasileiro - e consequentemente com o consumidor de sedãs médios - é que o Corolla é o único modelo da categoria que ainda é fabricado no Brasil.
A maioria de seus rivais já foi nacional. Hoje, o Toyota é o único que se mantém vivo com produção em solo brasileiro. Isso não diz somente sobre a tradição do produto, mas sobre o número de vendas: qual a chance de um carro importado emplacar mais que um super conhecido que é produzido no Brasil?
Uma coisa leva a outra. O fato de ser o carro mais emplacado da categoria, o mais tradicional e ainda pertencer a uma montadora tão confiável permite ao projeto do Corolla ainda ser o que tem os melhores valores de serviços de revisão e manutenção.
Por uma série de fatores: grande quantidade de produção, pela gigantesca praça de fornecedores, pelo menor custo logístico em relação às peças, pelo índice de nacionalização etc.
Em resumo, o pós-venda do Corolla é altamente atrativo em relação ao que existe na concorrência hoje em dia, e isso certamente não será diferente no caso do King - ainda que este seja mais barato no momento da compra.
Por ser maiúsculo em quase tudo que falamos, o Corolla se tornou um produto fortíssimo no Brasil e no mundo. Por conta disso, sua desvalorização também é das menores em sua categoria. Isso pode ser determinante para o cliente que compra o carro já pensando na futura revenda.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade