Estacionar é uma tarefa quase diária para a maioria dos motoristas e nem sempre das mais fáceis. Pois se depender do sistema e-Corner da Hyundai, a missão de encaixar o carro em uma vaga apertada será bem menos complicada e até a "direção" nas manobras deve mudar.
Desenvolvido pela Mobis, divisão de novas tecnologias da marca sul coreana, o sistema faz com que todas as rodas do carro sejam direcionais e tenham módulos independentes com giro de até 90°. O sistema foi testado em um Ioniq 5 e apresentado em um vídeo.
Nas imagens, é possível ver o elétrico se mover lateralmente para entrar em uma vaga horizontal, tal como um caranguejo, ou usando apenas o eixo traseiro para entrar de frente em vagas verticais - o inverso do que fazemos hoje.
A tecnologia também facilita retornos em um espaço apertado. Basta um comando para que o carro posicione as rodas e gire no próprio eixo. Com isso, em algumas garagens você poderia, por exemplo, entrar de frente, girar e sair de frente sem fazer aquelas dezenas de manobras.
No trânsito, as mudanças de faixa também podem ser feitas sem que o carro aponte para a direção da pista pretendida. É bem parecido com o que faz o novo Hummer - a diferença é que o carro da GMC não tem os tais módulos independentes.
Na prática, se chegar à linha de produção, o e-Corner deve trazer uma evolução para os atuais sistemas semi-autônomos de estacionamento, além de diminuir muito os riscos de pequenas colisões nas manobras para botar o carro em uma vaga. Mas isso ainda pode demorar um pouco.
Segundo a Hyundai, o sistema ainda está em testes e seus componentes passam por ajustes para garantir o pleno funcionamento em todas as situações.
https://youtu.be/3Isz0XgBsIg