Renault/Dacia apresenta nova geração do Duster

Modelo foi lançado em Portugal. São três versões, todas com motores completamente novos - incluindo um que roda com gás!

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Roberto Dutra
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Depois de uma série de vazamentos de imagens e de vídeos, eis que surge, finalmente, a nova geração do Renault Duster. O modelo foi apresentado em Portugal e representa uma evolução verdadeira em relação ao antecessor.

As vendas do novo Duster na Europa devem começar já no início do ano que vem, e depois disso o carro chegará a outras regiões. No mercado brasileiro, deverá chegar em 2025. Em alguns países europeus, será vendido como Dacia. Em outros - inclusive no Brasil - será um Renault e poderá ter algumas diferenças estéticas.

Dacia Duster 2024 (2)
O comprimento do Duster não mudou, mas o entre-eixos ficou 1,6 cm mais curto
Crédito: Divulgação
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Novo Renault Duster

Essa nova geração do Duster é feita sobre a plataforma CMF-B, já usada em vários modelos Dacia, Renault e Nissan. O design é robusto e imponente, fortemente inspiradas nas do conceito Bigster, exibido desde 2021 em eventos mundo afora.

O carro tem linhas mais retas do que arredondas e apelo off-road mais acentuado que o do Duster anterior - que ainda é vendido aqui no Brasil. Nos faróis dianteiros e nas lanternas traseiras, foi aplicada uma curiosa solução estética que deixou as lentes com formato de "Y" deitado.

Dacia Duster 2024 (5)
Assim como os faróis dianteiros, as lanternas têm formato de "Y" deitado
Crédito: Divulgação
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O novo Duster tem 4,34 m de comprimento (a mesma de antes) e 2,65 m de entre-eixos (1,6 cm mais curta). Dependendo da versão, terá rodas de 17 ou 18 polegadas. O porta-malas tem capacidade para 472 litros, maior que os 445 litros de antes.

Interior moderno

O interior chama tanta atenção quanto o visual externo. O volante tem três raios, aspecto futurista e é multifuncional - tem botões para controlar multimídia, telefonia e controle automático de velocidade. Dependendo da versão, o Duster terá duas telas de TFT - uma de sete polegadas, na função de painel de instrumentos, e outra de 10,1 polegadas, para tela multimídia. O o painel de instrumentos, aliás, tem conta-giros em forma de barra vertical, logo abaixo do velocímetro.

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O interior é modernoso e quase futurista: volante com base e topo achatados e tela multimídia de 10,1 polegadas
Crédito: Divulgação
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O console é levemente inclinado para o lado do motorista. Mais abaixo, há tomadinhas 12 Volts e USB. A alavanca de marchas dos modelos com câmbio automático é pequena e discretíssima, mas elegante, e ao lado fica o botão do freio de estacionamento eletrônico. Já a das versões com câmbio manual é bem conservadora.

A versão topo de linha deverá ter carregador de celular por indução,, conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado eletrônico e som Arkamys 3D com seis alto-falantes. O novo Duster também terá o sistema ADAS de assistências à condução, com frenagem automática de emergência, detecção de veículos, pedestres, ciclistas e motocicletas, auxílio a manobras de estacionamento e alerta de mudança de faixa, entre outras funções.

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Detalhe do novo painel de instrumentos: telinha digital de TFT com conta-giros em barra horizontal
Crédito: Divulgação
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Motorização do novo Duster

Serão três opções, sendo duas eletrificadas. A linha começa com o Duster Hybrid 140, uma versão híbrida que tem motor térmico de quatro cilindros e 1.6 litro e mais dois motores elétricos - um de tração e um arranque de alta tensão. Tem, ainda, câmbio automático com tipos de condução e quatro marchas no modo térmico e duas no modo elétrico. Os freios são regenerativos e a bateria é de 1.2 kWh, que permitirá condução 100% elétrica em 80% do tempo na cidade. A potência combinada é de 140 cv.

A segunda opção é a Duster TCe 130, que usa um três cilindros turbo de 1.2 litro, que trabalha junto com um motor elétrico de 48 Volts. Essa entrega 130 cv de potência. O motor de arranque dá uma força nas partidas e entra em funcionamento sob demanda, para reduzir consumo e emissões. A transmissão é automática de seis marchas. Esta será a única versão com opção de tração 4x2 ou 4x4.

O porta-malas cresceu um pouco: a capacidade foi de 445 litros para 473 litros
Crédito: Divulgação
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A terceira é a Duster Eco-G 100, que usa um motor 1.0, destinado a apenas alguns países. Não haverá Duster a diesel. Esse Eco-G roda com gasolina e gás natural, e tem um tanque de 50 litros para cada combustível. A autonomia prometida, somada, é de 1.300 quilômetros. O tanque de gás fica embaixo do porta-malas e o motorista "troca" o combustível em uso através de um botão no painel.

Embora não seja destinado a trilhas pesadas, o carro terá modos de condução dependendo da versão - Auto, Snow, Mud/Sand, off-road e Eco. Segundo a Dacia, o Duster 4x4 tem 21,7 cm de distância mínima do solo, ângulo e ataque de 31 graus e ângulo de saída de 36 graus. O carro também tem controle eletrônico de descidas, que atua em velocidades acima de 30 km/h. Quando estiver em terreno off-road, várias informações serão exibidas na tela multimídia - como inclinação do piso e distribuição da força do motor nos dois eixos.

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