Picape BYD Shark terá 3 rivais de peso no Brasil

Modelo híbrido da marca chinesa chegará ao Brasil em setembro para encarar versões topo de linha da concorrência

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Marcelo Monegato
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A vida da BYD Shark no Brasil, definitivamente, não será fácil. A picape média da marca chinesa foi apresentada oficialmente ao mundo na semana passada, no México, e está confirmada para chegar ao Brasil entre setembro e outubro. Inicialmente será importada da China, mas os executivos da BYD já confirmaram que o modelo será produzido na fábrica da marca em Camaçari, na Bahia, a partir de 2025.

Apesar de o preço ainda não ter sido revelado, a Shark deverá desembarcar em nosso mercado com preço acima de R$ 300 mil. Nessa faixa, a chinesa terá como adversárias as configurações topo de linha de caminhonetes consagradas em solo brasileiro. Estamos falando, claro, do “trio de ferro” formado por Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10.

Diante deste cenário, separamos aquelas que realmente farão da vida da BYD Shark no Brasil praticamente um octógono de Vale Tudo. Confira:

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A SRX Plus é a versão topo de linha da Hilux, tirando a opção com preparação Gazoo Racing
Crédito: Divulgação
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Toyota Hilux SRX Plus

A Toyota Hilux é a picape média mais vendida do Brasil, disparada. De janeiro a abril deste ano, a caminhonete fabricada na Argentina emplacou 15.002 unidades, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Para se ter uma ideia, a S10, segunda colocada, vendeu apenas 7.852 unidades no mesmo período.

A opção que deverá encarar a Shark de frente deverá ser a SRX Plus, que parte de R$ 334.890. A configuração é equipada com um motor turbodiesel 2.8 de quatro cilindros, que entrega 204 cv de potência máxima e 50,4 kgf.m de torque. A transmissão é automática de seis marchas, com opções de tração 4x2, 4x4 e reduzida.

A picape da Toyota tem motor turbodiesel 2.8 de quatro cilindros e câmbio automático de seis marchas
Crédito: Divulgação
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A Hilux SRX Plus em 5,32 metros de comprimento, sendo 3,08 m de distância entre os eixos, 2,02 m de largura (sem os espelhos retrovisores) e 1,83 m de altura. Sua capacidade de carga é de 1.000 quilos  - uma tonelada.

Entre os equipamentos de série, destacam-se sete airbags, ar-condicionado automático e digital de duas zonas, banco do motorista com ajustes elétricos, câmera de ré, controle de velocidade automático adaptativo (ACC), central multimídia com tela sensível ao toque de nove polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem necessidade de cabo para conexão e carregamento de celular por indução (wireless charger).

Caso a BYD Shark chegue por mais de R$ 350 mil, sua rival deverá ser a Hilux GR-Sport, que parte de R$ 372.890. Além de um conjunto mecânico com números um pouco mais parrudos – como 224 cv de potência e 55 kgf.m de torque -, a configuração com preparação da Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota, tem visual mais arrojado e lista de equipamentos mais recheada.

A S10 High Country 2025 é a nova versão topo de linha da picape média da Chevrolet
Crédito: Divulgação
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Chevrolet S10 High Country

A Chevrolet S10 mudou recentemente. A picape média ganhou novo visual externo, mudou completamente o interior e ainda recebeu novos equipamentos para continuar competitiva em um mercado cada vez mais disputado.

Contra a BYD, a adversária será a opção topo de linha High Country, que custa R$ 302.900. E seu principal "arpão" contra a Shark deverá ser realmente o preço mais baixo e competitivo – apesar de o consumidor de picape média ser mais fiel à marca do que sensível ao preço.

A Chevrolet S10 passou por mudanças internas e externa. O motor é 2.8 turbodiesel com 207 cv de potência
Crédito: Divulgação/Fabio Gonzalez
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A S10 High Country é equipada com motor turbodiesel 2.8 de quatro cilindros, que entrega 207 cv de potência e 50,2 kgf.m de torque. A transmissão é automática de oito velocidades, e a tração é 4x2 com opções de 4x4 e reduzida.

A nova S10 tem 5,38 metros de comprimento, 3,09 m de entre-eixos, 1,87 m de largura (sem os espelhos retrovisores) e 1,78 m de altura. Assim como a Hilux SRX Plus, sua capacidade de carga é de 1.000 quilos, ou uma tonelada.

Entre os equipamentos de série da S10 High Country podemos destacar os seis airbags, banco do motorista com regulagens elétricas, ar-condicionado de uma zona, central multimídia com tela de 11 polegadas sensível ao toque e compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de fio para conexão, painel de instrumentos digital, sensor de ponto cego e frenagem autônoma de emergência.

A Ford Ranger Limited tem motor V6 3.0 de 250 cv de potência e transmissão automática de 10 velocidades
Crédito: Reprodução
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Ford Ranger Limited

A terceira picape que promete dar muito trabalho para a BYD Shark é a Ranger na versão Limited. A representante da Ford é a terceira picape média mais vendida no país, com 7.435 unidades emplacadas nos quatro primeiros meses do ano, segundo a Fenabrave.

Produzida na Argentina, a Ranger chegou em uma nova geração e desde então se tornou a referência no segmento por conta da sua qualidade técnica, de construção e também de equipamentos.

A Ford Ranger Limited é atualmente a picape média referência no mercado brasileiro em termos técnicos
Crédito: André Deliberato/WM1
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Para encarar a BYD, a representante da Ford será a versão Limited, equipada com motor turbodiesel V6 3.0, que proporciona 250 cv de potência máxima e o excelente torque de 61,2 kgf.m. A tração é integral e o câmbio é automático de 10 marchas.

A Ford Ranger Limited tem 5,37 metros de comprimento, 3,27 m de distância entre os eixos, 2,20 m de largura (com os espelhos retrovisores) e 1,88 m de altura. A capacidade de carga é de 1.023 quilos.

Entre os equipamentos de série da Limted, que parte de R$ 319.990, vale mencionar rodas de liga leve de 18 polegadas, central multimídia com tela de 12 polegadas sensível ao toque e compatível com Apple Car Play e Android Auto (conexão sem necessidade de cabo), ar-condicionado automático e digital de duas zonas, banco do motorista com ajustes elétricos, painel de instrumentos digital com tela de oito polegadas, sete airbags, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, e limitador e controlador de velocidade.

A BYD Shark é uma picape média com sistema híbrido de propulsão
Crédito: Reprodução/BYD México
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Como é a BYD Shark?

A BYD Shark é uma picape média diferente de tudo o que temos no mercado brasileiro atualmente. Começando pelo seu sistema de propulsão, que é híbrido. Além de um motor 1.5 turbo de quatro cilindros a gasolina, outros dois motores elétricos, posicionados um em cada eixo, ajudam a gerar uma potência superior a 430 cv de potência – muito mais do que todas as picapes aqui mencionadas. A tração é integral e a autonomia apenas rodando com os propulsores elétricos pode chegar a 100 quilômetros, segundo a BYD.

A picape chinesa tem 5,45 metros de comprimento, 3,26 m de entre-eixos, 1,97 m de largura e 1,92 m de altura. Sua capacidade de carga é de apenas 835 quilos – bem menor do que as das futuras adversárias brasileiras.

A Shark tem mais de 430 cv de potência, mas leva somente 835 quilos
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Ainda não é possível definir qual será a configuração da Shark para o nosso mercado, mas podemos garantir que ela terá a famosa central multimídia com tela de 12,8 polegadas giratória, e o painel de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas.

No México, as duas versões da Shark custarão o equivalente a R$ 275 mil e R$ 295 mil. Como os preços dos carros no mercado mexicano são muitas vezes similares aos praticados no Brasil, podemos imaginar que a BYD Shark chegue por aqui com valores pouco acima dos R$ 300 mil. Vamos aguardar.

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