Motor turbo é tudo o que o Peugeot 208 merece

Configuração com propulsor de 130 cv será lançada em setembro, como antecipado com exclusividade pelo WM1

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Marcelo Monegato
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O Peugeot 208 turbo será lançado oficialmente em setembro, assim como o WM1 antecipou com exclusividade na semana passada. Para quem, assim como nós, é viciado em carros que entregam prazer ao volante a partir de uma dose extra de esportividade e performance, este hatch deverá ser um dos bons acontecimentos de 2023, sem sombra de dúvidas.

Peugeot 208 Gt (2)
O Peugeot 208 GT foi lançado em 2021 na Argentina - mas lá o motor é 1.2 turbo a gasolina, com 130 cv
Crédito: Divulgação
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O motor que o modelo de marca francesa vai usar é conhecido. É o 1.0 turbo de três cilindros, com injeção direta de combustível e flex, que estreou no Fiat Pulse, e que hoje equipa outros modelos do Grupo Stellantis, como o Jeep Renegade e, mais recentemente, a Fiat Strada.

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Esse bloco desenvolve até 130 cv de potência a 5.750 rpm e torque de 20,4 kgf.m a partir de 1.700 giros, quando abastecido com etanol, e sempre está conectado a uma transmissão automática CVT (continuamente variável) que simula sete marchas.

Peugeot 208 Gt (5)
No Brasil, a versão turbinada do Peugeot terá motor 1.0, também com 130 cv
Crédito: Divulgação
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E esse deverá ser exatamente o conjunto que vai equipar o 208 turbo – caso apareça com opção de câmbio manual, voltamos a acreditar em Papai Noel e pediremos um Peugeot desse de Natal...

O Peugeot 208 merece um motor turbo!

A atual geração do Peugeot 208 reúne diversas características que o tornam um carro muito divertido ao volante, e isso até mesmo na versão Style 1.0 aspirada, que tivemos a oportunidade de testar recentemente por alguns dias.

Começa pela excelente plataforma CMA, que faz a construção do hatch ser muito boa. Com essa base, o modelo fica em pé de igualdade com o Volkswagen Polo, que por sua vez usa a plataforma modular MQB-A0, que o posiciona acima de Chevrolet Onix e Hyundai HB20os três serão os principais rivais do 208 turbo.

Outro ponto é o acerto da suspensão. O Peugeot usa um setup muito refinado, que privilegia uma tocada mais esportiva. Consegue ser firme na medida certa, sem ser rígida a ponto de causar cansaço no rodar diário, com batidas secas a cada buraco. O ajuste também consegue absorver bem as imperfeições do asfalto de maneira bem silenciosa.

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O Peugeot 208 GT tem painel de instrumentos digital e acabamentos diferenciados
Crédito: Divulgação
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Ações como frear forte ou entrar mais quente em uma curva não promovem nenhuma oscilação brusca e desconfortável da carroceria. Tudo é muito estável e previsível.

A direção elétrica bem calibrada, sendo direta na medida certa, e com o peso perfeito, é outro ponto positivo que fará o Peugeot ficar incrível com motor turbo. Ah, o volante menor e com um formato diferente, com o painel de instrumentos posicionado logo acima – o famoso i-cockpit –, merecem ser mencionados.

Mas esperamos (e queremos) muito mais...

Para nós, não basta apenas botar um "canhão" sob o capô. A atmosfera da esportividade é importante.

Na Argentina, o 208 já é oferecido com motor turbo. No entanto, a versão chamada GT - nome que cairia muito bem aqui no Brasil, também - usa um motor 1.2 turbo de três cilindros e 130 cv de potência e torque de 23,4 kgf.m, e o câmbio é um automático com conversor de torque de seis marchas. Lá, só bebe gasolina.

Esperamos, por isso, que muitos elementos do 208 turbo brasileiro sejam inspirados no belo 208 GT. Por fora, podemos projetar rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo (e acabamento cromado) e pneus 205/45 R17, e detalhes em preto brilhante na grade frontal, nas molduras das caixas de rodas e até no difusor traseiro. E, para fechar, saída dupla cromada de escapamento.

Peugeot 208 Style 1.0 Firefly 1032 Scaled
No Brasil, a versão Style do 208 é a mais arrojada em termos de design
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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O interior também pode seguir a linha do GT argentino, com bancos mais esportivos (abas laterais maiores), volante com acabamento diferenciado, painel de instrumentos 100% digital, acabamento com detalhes em aço escovado e teto todo revestido em preto.

Quanto deve custar o Peugeot 208 turbo?

Uma pergunta difícil de responder. Mas podemos fazer um exercício para tentar chegar perto.

O Volkswagen Polo, o carro mais vendido do Brasil nos últimos dois meses, tem opções com motor 1.0 turbo e câmbio manual com valores entre R$ 110.990 e 177.990. Já o Hyundai HB20 oferece opções de R$ 98.390 a R$ 120.390. E o Chevrolet Onix turbo automático transita entre R$ 97.750 e R$ 113.450.

Esperamos algo mais arrojado em termos de visual para o Peugeot 208 turbo brasileiro
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Atualmente a configuração topo de linha do Peugeot 208 é a Roadtrip 1.6, aspirada e automática, que custa R$ 105.990.

Diante deste quadro, podemos esperar duas configurações de 208 com motor turbo, com uma partindo de aproximadamente R$ 110 mil, e outra chegando até R$ 115 mil. Seriam preços que colocariam o Peugeot em uma boa posição de disputa contra seus principais rivais.

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