Oficial: Jeep Grand Cherokee estreia em outubro

Marca do Grupo Stellantis confirma informação do WM1 e prepara lançamento do "SUV mais premiado de todos os tempos"

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André Deliberato
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Agora é oficial: a Stellantis apresenta, na próxima semana, o novo Jeep Grand Cherokee, conforme antecipado pelo WM1 em abril do ano passado.

O SUV deve começar a ser vendido em versão única de acabamento e terá motor híbrido plug-in - representado na Jeep pela sigla 4xe, assim como no Compass.

A nova geração do modelo foi apresentada lá fora no final de 2021. Um dos modelos mais icônicos nos 80 anos de história da Jeep, o Cherokee estreou no mercado norte-americano a inédita versão híbrida.

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Como é o novo Jeep Grand Cherokee

Apesar do entre-eixos mais curto (2,96 m ante os 3,09 m do modelo de tamanho alongado), o SUV segue o estilo da variante "L" e mescla elementos estéticos do Compass com os do Grand Wagoneer, outro utilitário esportivo topo de gama da Jeep.

Lançado em 1992, o SUV entra na era da eletrificação com a versão 4xe. O conjunto motriz combina um motor 2.0 turbo a gasolina, conectado à caixa de câmbio automática de oito marchas, a outros dois motores elétricos, que são alimentados por baterias de 17 kWh de capacidade.

O resultado: 375 cv de potência e 64 kgf.m de torque – força suficiente para puxar os 2.720 quilos do carro (que ainda assim é inferior aos 3.265 quilos que o motor V8 era capaz de puxar).

Lá fora, a Jeep também disse que o modelo tem 40 quilômetros de autonomia no modo puramente elétrico e alcance 440 quilômetros no modo combinado (combustão e eletricidade), com consumo médio de 24,2 km/l.

O sistema de frenagem regenerativa também promete recuperar parte da carga quando o motorista acionar os freios - momento em que são ativados, também, os motores elétricos para desaceleração.

Assim como no Compass 4xe, o carro deverá ter três modos de condução, que adequam o veículo de acordo com as condições de rodagem, inclusive em trechos off-road:

  • Híbrido: combina o torque dos motores a gasolina e elétrico. O trem de força otimiza a gasolina e a energia da bateria, e fornece a melhor combinação de eficiência de combustível e desempenho.
    • Elétrico: funciona com energia elétrica e zero emissões até que a bateria atinja a carga mínima, ou quando o motorista solicita mais torque (por exemplo, ao apertar até o fundo o pedal do acelerador). As duas ações fazem o motor a gasolina despertar.
      • eSave: prioriza o motor a gasolina, e assim economiza a carga da bateria para uso posterior. Neste modo, o motorista também pode escolher entre "Economia de bateria" e "Carregamento de bateria" por meio do Hybrid Electric Pages da tela de gerenciamento do Uconnect 5.
      • Independentemente do modo selecionado, o Grand Cherokee 4xe opera como um híbrido quando a bateria se aproxima de seu estado mínimo de carga.

        Nos EUA, o SUV está disponível em quatro versões: Limited, Trailhawk, Overland, Summit e Summit Reserve - as configurações Laredo e Altitude são oferecidas somente com motores a combustão.

        Por aqui, ainda não sabemos qual será (ou quais serão) a versão importada, mas apostamos na Limited.

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        O Jeep Grand Cherokee voltará a ser oferecido no mercado brasileiro: chegará na próxima semana
        Crédito: Divulgação
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        Conhecido pela capacidade de rodar em condições no fora-de-estrada, o Grand Cherokee honra essa tradição em sua nova geração. Além dos avançados sistemas de tração 4x4 com diferencial de deslizamento limitado, o SUV é dotado de suspensão a ar com amortecimento eletrônico, que eleva a altura em até 28,7 cm, o que confere capacidade de travessia para alagamentos de até 61 cm.

        Já o sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain permite escolher cinco modos de condução, que alteram os parâmetros do veículo de acordo com o terreno (Automático, Lama/Areia, Rocha e Neve).

        A versão Trailhawk vendida lá fora, específica para o uso off-road, adiciona liberação eletrônica da barra estabilizadora para aumentar a articulação da suspensão dianteira em terrenos acidentados.

        O modelo tem, ainda, controle de descidas e subidas, que aciona acelerador e freios de forma automática para manter uma velocidade constante e segura em trechos mais severos, e elimina a necessidade de intervenção pelo motorista.

        Relembre nosso teste com o Jeep Grand Cherokee Trackhawk