Nova versão do 911 GT3 ignora regras e tem 620 cv

Por conta disso, modelo revelado pela Porsche não pode circular nas ruas ou mesmo em competições oficiais da FIA

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Nova versão do 911 GT3 ignora regras e tem 620 cv
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Seguir as regras para quê? A Porsche acaba de anunciar uma versão especial do 911 GT3 tão insana que ela não pode rodar em ruas e nem em competições oficiais da FIA.

Falamos do inédito 911 GT3 R rennsport, que tem motor aspirado capaz de render absurdos 620 cv. Quem vai comprar? Certamente dezenas de milionários que têm onde colocar esse carro para correr.

Com apenas 77 unidades, ele é tão exclusivo que ignora todas as normas impostas pela Federação Internacional do Automobilismo por melhorar a já insana versão de competição do 911, a GT3 R.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como é o 911 GT3 R rennsport

A começar pelo motor seis cilindros de 4,2 litros aspirado que passa dos originais 565 cv da versão R para os 620 cv, a impressionantes... Acredite, 9.400 rpm.

Na prática, corresponde a uma potência de 148 cv por cada mil cilindradas. O resultado, segundo a Porsche, pode ser um recorde para um motor naturalmente aspirado em carros de corrida tipo gran turismo (GT).

Para chegar nesse número, o conjunto mecânico passou por uma série de melhorias. Houve um belo redimensionamento dos cilindros e há novos pistões e eixos de comando, que foram desenvolvidos exclusivamente para o esportivo.

A transmissão de seis marchas é original, mas tem melhorias no sistema que o fazem ultrapassar o limite autorizado pela FIA.

De acordo com a Porsche, a velocidade máxima atingida pelo carro em sexta e última marcha é 20 km/h superior ao que determinam as regras da entidade suprema do automobilismo.

Porsche 911 GT3 R rennsport
A versão tem suspensão de braço duplo na dianteira e multilink na traseira
Crédito: Divulgação
toggle button

Escape e suspensão exclusivos

O 911 GT3 R rennsport também sai de série sem o silenciador de escape. Com isso, a versão promete um ronco totalmente distinto das demais alternativas.

Os abafadores até podem ser instalados caso o dono não queira tanto barulho, mas como opcional.

As suspensões do esportivo são as mesmas da versão GT3 R convencional, com sistema de braços duplos na dianteira e multilink na traseira. Os amortecedores têm ajuste e cinco posições diferentes.

Os freios são de alumínio monobloco com pastilhas e placas de suporte em titânio. A escolha pelo material ajuda a reduzir o peso em 1 quilo. No geral, o esportivo marca apenas 1.240 kg na balança.

Porsche 911 GT3 R rennsport
O interior da versão tem apenas um assento por conta da gaiola de proteção
Crédito: Divulgação
toggle button

Aerofólio absurdo

No visual e carroceria, o GT3 R rennsport só traz dois elementos da versão padrão: capô e teto. As demais partes foram feitas exclusivamente para o modelo, para aprimorar a questão aerodinâmica.

Há novas entradas de ar na dianteira, detalhes na área lateral e uma gigantesca asa traseira, que foi inspirada no 935 do final da década de 1970.

A peça é tão grande que precisou de reforços estruturais para não comprometer o carro.

Ainda no visual, o modelo troca retrovisores convencionais por câmeras e tem só um assento, já que a gaiola de proteção da versão não permite banco ao carona. Por fim, os faróis são customizáveis.

Exclusividade

Para conseguir levar um desses para a sua garagem, o cliente da Porsche precisará desembolsar a bagatela de 1.046 milhão de dólares, que em conversão direta significa... R$ 5,23 milhões.