A Mercedes-Benz decidiu acelerar a sua eletrificação no Brasil e, de uma só vez, anunciou a chegada ao país de três novos modelos da sua gama global de carros elétricos: EQA, EQB e EQE.
O trio já começa a chegar às 13 concessionárias Mercedes-EQ em todo o Brasil, e se junta à gama que já incluía o SUV EQC e o sedã EQS 55.
Com o carro, o comprador também leva um carregador do tipo wallbox a ser instalado pela parceira Enel X, além de um ano de recarga grátis no equipamento.
O mais acessível do trio é o EQA (R$ 480.900). Revelado no mercado internacional em 2020 e produzido na Alemanha, é um SUV derivado do GLA a combustão.
No Brasil, a única opção é a versão EQA 250, com motor dianteiro de 190 cv que permite ao modelo acelerar de zero a 100 km/h em 8,6 segundos. O modelo pode rodar até 496 km com uma carga de bateria (ciclo WLTP).
De série, tem itens como ar-condicionado automático de duas zonas, carregador de celular por indução, soleira iluminada, pacote visual AMG Line e teto solar panorâmico.
Com o mesmo conjunto mecânico (ou seria elétrico?) e plataforma do EQA, mas com capacidade para até sete ocupantes, o EQB 250 estreia no Brasil por R$ 502.900. Diferentemente do GLB (seu equivalente a combustão), esse SUV não vem do México, e sim da Hungria, onde é feito na fábrica da Mercedes-Benz de Kecskemét.
Com dimensões maiores e mais pesado, o EQB vai de zero a 100 km/h em 8,9 segundos e pode rodar até 474 quilômetros com uma carga de bateria. Este "B", além dos itens vistos no EQA, tem ainda painel com acabamento iluminado e duas telas digitais de 10 polegadas, e assentos esportivos AMG.
Nascido do zero como modelo elétrico, o Mercedes-Benz EQE chega ao Brasil na configuração EQE 300 (R$ 709.900).
Feito sobre a mesma plataforma do EQS (lançado no Brasil em maio), o EQE 300 tem motor elétrico traseiro de 245 cv e vai de zero a 100 km/h em 7,3 segundos. Com uma carga, o sedã pode rodar até 645 quilômetros.
Diferentemente do irmão maior, que no Brasil é um AMG "puro", o EQE tem apenas o pacote visual da divisão esportiva, com rodas de 21 polegadas e para-choques AMG, faróis Digital Light, som premium Burmester, direção semiautônoma e display digital de 12,3 polegadas.