Mais uma chinesa chega ao Brasil: a Seres Motors

Marca começa operações com o Seres 3, elétrico de R$ 240 mil criado com a Huawei. Em breve virá o Seres 5, de R$ 440 mil

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Roberto Dutra
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A Seres Motors é a mais nova marca chinesa a apostar no mercado brasileiro, e começa suas operações no país com o modelo Seres 3, conforme antecipamos aqui. Vem se juntar a outras fabricantes chinesas de carros elétricos, que já estão presentes no país e até têm obtido bons resultados - caso de Chery, BYD, GWM e outras.

O Seres 3 é um SUV compacto com tamanho similar ao do Hyundai Creta e custa iniciais R$ 240 mil. Com esse preço, torna-se o terceiro SUV elétrico mais barato por aqui, atrás apenas do Peugeot e2008, que esta semana teve o preço reduzido e agora custa R$ 209.990, e do Hyundai Kona, que custa R$ 220 mil.

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Um dos primeiros Seres 3 desembarca no Brasil: primeiras entregas previstas para este mês
Crédito: Divulgação
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O Seres 3 já pode ser comprado pelo site da marca e as primeiras entregas estão previstas para o fim deste mês. As garantias são de cinco anos para o SUV e de oito ano para a bateria.

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Parceria entre Seres Motors e Huawei, de eletrônicos

O carro foi desenvolvido pela Seres Motors em parceria com a gigante de produtos eletrônicos Huawei. O motor elétrico é dianteiro  e alimentado por uma bateria de 53 kW. Gera 163 cv de potência e 30,6 kff.m de torque, que proporcionam ao carro  uma aceleração de zero a 100 km/h em 8,9 segundos com velocidade máxima de 160 km/h.

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Com preço de R$ 240 mil, o Seres 3 chega para ser um dos SUVs elétricos mais baratos do país
Crédito: Divulgação
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No padrão WLTP europeu, a autonomia é de 300 quilômetros. Já no padrão chinês NEDC, é de 400 quilômetros. Mas no padrão Inmetro, fica bem menor: apenas 206 quilômetros com uma carga plena. A recarga de 20% a 80% em corrente contínua de 50 kW é rápida - apenas 38 minutos -, mas em corrente alternada de 7kW (rede elétrica residencial) demora sete horas e meia para chegar nos 100%.

O Seres 3 tem 4,38 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,65 m largura, com 2,66 m e entre-eixos. No porta-malas cabem 318 litros. A bordo, exibe bancos de couro, multimídia de 10,25 polegadas, câmera 360 graus, teto solar, carregador de celular por indução, painel digital de 10 polegadas, seis airbags, assistentes de partida em subidas e descidas e monitoramento de pressão dos pneus.

No interior do Seres 3, painel digital de 10 polegadas e tela multimídia de 10,25 polegadas
Crédito: Reprodução
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Modelo maior chegará em breve

A Seres Motors promete que, em breve, também venderá por aqui o Seres 5, um modelo maior e mais sofisticado - com preço em torno dos R$ 440 mil. Segundo o site da marca, serão quatro configurações, sendo duas 100% elétricas (batizadas de Standard e Premium) e outras duas híbridas, ambas chamadas de EVR Smart, movidas por um motor elétrico em conjunto com um motor a combustão de 1.5 litro cuja função é ser apenas um gerador de energia. Cada "dupla" terá opção de tração apenas traseira ou nos dois eixos.

Maior a mais sofisticado, o Seres 5 deverá chegar em quatro configurações - duas com tração integral
Crédito: Reprodução
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Mas todas têm a mesmas medidas - 4,71 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,62 m de altura, ótimos 2,87 m de entre-eixos e porta-malas traseiro para 367 litros. As versões Standard e Premium ainda têm um segundo compartimento para bagagens, dianteiro, que comporta 67 litros.

As versões Premium e Standard usam a mesma bateria de 80 kW, que rende 299 cv na versão Standard e 585 cv na Premium. A versão com tração traseira faz o zero a 100 km/h em 6,8 segundos e chega a 180 km/h, enquanto a versão com tração integral acelera em rapidíssimos quatro segundos (!)  e vai a 200 km/h.

Nas versões com motorização híbrida, o Seres 5 promete autonomia superior a 1.000 quilômetros
Crédito: Reprodução
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As autonomias declaradas no padrão europeu WLTP são de 500 quilômetros e 483 quilômetros, respectivamente. No Brasil, serão menores. Nas duas versões, a recarga de 20% para 90%, em corrente alternada de 11 kWh (residencial) demora cinco horas, mas em eletropostos, com corrente contínua de 70 kWh, demora apenas 36 minutos

Já as configurações EVR Smart dispõem de 347 cv e 52 kgf.m na opção com tração simples e 550 cv e 83 kgf.m na opção com tração integral. O primeiro faz o zero a 100 km/h em 6,8 segundos e chega aos 180 km/h, enquanto o segundo acelera em 4,6 segundos e alcança os 210 km/h.

O interior do Seres 5 é coerente com a proposta de ser um modelo mais sofisticado da Seres Motors
Crédito: Reprodução
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As autonomias prometidas - no padrão chinês NEDC - são de 180 quilômetros no modo 100% elétrico e de mais de 1.000 quilômetros com o uso combinado dos dois motores. AS recargas de 21% a 90% demoram 3,6 horas em corrente residencial de 7kWh e 36 minutos em eletropostos com pelo menos 35 kWh (20% a 80%).

A garantia para os EVR Smart são de cinco anos ou 120 mil quilômetros para o veiculo e de oito anos ou os mesmos 120 mil quilômetros para a bateria.