Latin NCAP: Citroën C3 vai mal em teste de colisão

Compacto produzido no Brasil teve a estrutura considerada "instável" e ofereceu proteção "fraca" em impacto frontal

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Latin NCAP: Citroën C3 vai mal em teste de colisão
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Depois de avaliar o Jeep Renegade e o Volkswagen Taigun, o Latin NCAP - organização que verifica a segurança dos carros vendidos na América Latina - divulgou os resultados dos testes de colisão realizados com o Citroën C3. O compacto surpreendeu negativamente e recebeu nota zero em segurança.

Segundo o Latin NCAP, o Citroën C3 foi avaliado nos impactos frontal e lateral, além de passar pelas avaliações de efeito chicotada cervical em impacto traseiro, de proteção para pedestres e de atuação do controle de estabilidade.

Citroen C3 Latin Ncap
Citroën C3: a terceira geração do compacto teve a estrutura considerada instável pelo Latin NCAP
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Apesar de beneficiado por oferecer o controle de estabilidade como item de série em toda a linha, o Citroën C3 teve a estrutura considerada instável, com avaliação "fraca" para a proteção do peito do motorista (impacto frontal) e na proteção contra o efeito chicotada vertical.

Pesaram contra o desempenho do C3 também a falta dos airbags laterais e de cortina (itens indisponíveis mesmo nas configurações mais caras) e a ausência de um sistema de alerta para o uso do cinto de segurança.

“É alarmante como a Stellantis repetidamente desconsidera a segurança básica para os latino-americanos e é inaceitável que seus veículos alcancem um nível tão baixo de segurança quando eles sabem muito bem como produzir carros acessíveis e muito mais seguros", destacou em nota o secretário geral do Latin NCAP, Alejandro Furas.

O resultado do Citroën C3 no Latin NCAP foi inferior ao registrado pelo Peugeot 208. O hatch premium - que também é feito sobre a plataforma modular CMP - obteve duas estrelas de cinco possíveis em teste realizado em dezembro de 2021.

Em nota enviada ao WM1, a Stellantis informou que "afirma seu compromisso com a proteção veicular, desenvolvendo veículos modernos e alinhados com o segmento. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes".

Quer saber todos os detalhes do carro que você vai comprar? Consulte o Catálogo Webmotors!