Depois de 11 anos e 11.465 unidades produzidas, a Lamborghini encerrou a produção do Aventador. A última unidade do supercarro foi um exemplar da versão LP 780-4 Ultimae Roadster, com carroceria pintada na cor Azul Ad Personam.
Com produção de 600 unidades, a série especial Ultimae foi revelada em julho de 2021 para marcar o encerramento da produção do Aventador. Nas variações de carroceria Coupé e Roadster, agrega elementos das versões S e SVJ.
Mas o motor é o 6.5 V12 numa variação de 780 cv. Esse conjunto permite ao conversível acelerar de zero a 100 km/h em 2,9 segundos e atingir 355 km/h de velocidade máxima.
O curioso é que a Lamborghini já havia encerrado a produção do Aventador, mas teve que reabrir a linha para atender aos clientes prejudicados pelo incêndio e afundamento do navio cargueiro Felicity Ace, em março. Dos cerca de 4 mil carros perdidos, 15 unidades eram da série final Ultimae.
Substituto do Murciélago, o Aventador foi revelado ao público no Salão de Genebra (Suíça) como o Aventador LP-700-4, um esportivo equipado com um novo motor V12 traseiro de 700 cv, desenvolvido "em casa" pela Lamborghini, e um sistema de tração integral.
Em 11 anos, o carro original foi seguido por oito variações e mais de 10 projetos únicos e séries especiais. Como o Sián FKP 37, uma máquina de produção limitadíssima (82 unidades) criada em 2019 sobre a base da versão SVJ, e que se tornou o primeiro supercarro híbrido da Lamborghini.
É que, além da carroceria exclusiva, o FKP 37 combinava o motor 6.5 V12 de 780 cv com um propulsor elétrico, para desenvolver 808 cv.
A Lamborghini já trabalha em um substituto para o Aventador, que deve chegar ao mercado em 2024. Terá um motor V12 combinado a um propulsor elétrico.
O modelo já foi flagrado em testes ostentando uma camuflagem que, embora pesada, não conseguiu esconder muito das agressivas linhas que historicamente marcam os modelos de doze cilindros da marca italiana.