Quanto mais desempenho, melhor. Esse parece ser o lema da Ford quando o assunto é a eletrificação dos seus carros, especialmente no segmento focado em competições. E o Mustang Super Cobra Jet 1800, revelado nesta semana pela marca, é a prova disso.
A versão de alta performance baseada no Mustang foi projetada pela Ford para bater recordes mundiais em provas de arrancada da National Hot Rod Association (NHRA), nos Estados Unidos. O primeiro alvo é a marca do seu antecessor, o Mustang Cobra Jet 1400, que detém o melhor resultado no quarto de milha (pouco mais de 400 metros): com 8,128 segundos a 276,75 km/h.
Para atingir tal feito, o modelo tem uma absurda motorização elétrica capaz de render até 1.800 cv de potência. Ao todo, são quatro motores comandados por um sistema de transmissão assinado pela fornecedora especializada Liberty. A tração é traseira.
Em relação ao Cobra Jet 1400, o novo modelo de competições também passou por diversos ajustes que o deixaram mais leve. Entre as mudanças, o uso de baterias mais modernas e leves, produzidas pela própria Ford. A troca resultou numa diminuição de dezenas de quilos, segundo a marca - sem precisar quantos.
A lista de melhorias inclui ainda a revisão do sistema de tração traseira e o aprimoramento da geometria do conjunto de suspensão. Os pneus foram trocados por modelos radiais da Mickey Thompson.
A eletrônica do Mustang preparado é controlada pelo software Ford Performance, que tem novos sistemas de captação de dados, painel e sistema de distribuição de energia. Toda a solução tecnológica foi projetada internamente pela equipe de competições da montadora.
Além de buscar o recorde nas pistas de arrancada, o Super Cobra Jet 1800 vai desafiar os recordes de veículo elétrico mais rápido de zero a 60 mph (milhas por hora) e de veículo elétrico com tração em duas rodas mais rápido no zero a 60 mph, durante a temporada 2023 da NHRA.
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