As vendas de carros de passeio eletrificados - incluindo 100% elétricos e híbridos - somaram 10.379 unidades em fevereiro. O volume foi 13,3% inferior ao de janeiro, quando foram licenciadas 11.975 unidades. Mas é um resultado normal, já que o mês passado teve menos dias úteis que o anterior.
O número de fevereiro, porém, foi 146,4% superior ao do mesmo mês no ano passado, quando foram emplacados 4.211 automóveis eletrificados. O resultado, então, mostra um crescimento vertiginoso nas vendas desses modelos e sua consolidação como parte importante do mercado.
No acumulado do ano, as vendas de eletrificados também cresceram significativamente: 22.354 unidades foram emplacadas entre janeiro e fevereiro, volume 157,5% superior às 8.678 unidades do primeiro bimestre de 2023.
Os híbridos ainda vendem mais que os 100% elétricos: em fevereiro, foram 6.766 unidades contra 3.613. Já no acumulado do ano, os híbridos somaram 14.408 unidades licenciadas, contra 7.946 puramente elétricos.
Entre os híbridos, a liderança em fevereiro ficou com a BYD, que somou 1.900 unidades entregues. Em segundo ficou a Toyota, com 1.548 unidades. Na sequência, ficaram GWM, com 1.127; Caoa Chery, com 582; e Mercedes-Benz, com 303 unidades.
A BYD também liderou o ranking de vendas de automóveis 100% elétricos, com 2.523 unidades. Em seguida vieram GWM, com 588; JAC, com 143; Volvo, com 113, e BMW, com 69 unidades.
O ranking não tem surpresas nas três primeiras posições - Dolphin, Ora 03 e Seal. Mas o JAC E-JS1 teve seu melhor resultado em mais de um ano, enquanto o Volvo XC40 não ganhou posições mesmo com as recentes atualizações. O mesmo aconteceu com o Volvo C40, nono lugar, enquanto o Renault Kwid E-Tech voltou ao top 10 certamente impulsionado pelas reduções em seus preços.
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