Citroën C3 Aircross: os concorrentes do novo SUV

SUV compacto derivado do hatch C3 estreia no Brasil até o fim do ano em versões de cinco e sete lugares; veja os rivais

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Citroën C3 Aircross: os concorrentes do novo SUV
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Citroën revelou no Brasil e na Índia o novo C3 Aircross, o SUV compacto derivado do hatch C3 que será produzido na fábrica de Porto Real (RJ).

A expectativa é que o modelo estreie primeiro no país asiático e chegue até o fim do ano ao mercado brasileiro. Nós aqui do WM1 já tivemos a oportunidade de ver dois protótipos da variante local.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Mesmo com as poucas informações técnicas fornecidas pela Citroën, já é possível projetar quais serão os possíveis concorrentes do SUV quando ele chegar às concessionárias. Confira a seguir.

Concorrentes do novo C3 Aircross

Nossa aposta: o C3 Aircross será posicionado pouco abaixo do Fiat Fastback em preço
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

1. Fiat Fastback

Desde a criação da Stellantis, as marcas do grupo industrial estão ajustando sua linha de carros para oferecer produtos complementares, que não concorram diretamente entre si.

Por isso mesmo, é de se esperar que as versões mais caras do SUV da Citroën fiquem posicionados na gama Stellantis pouco abaixo das configurações mais recheadas do Fiat Fastback, um carro que é cerca de 10 cm mais longo que o C3 Aircross e que tem uma pegada mais aspiracional.

Mais sofisticado, ainda que mais antigo que o C3 Aircross, o C4 Cactus terá que se adaptar ao novato
Crédito: Divulgação
toggle button

2. Citroën C4 Cactus

Falando em concorrência interna, o Citroën C4 Cactus agora vai dividir a linha de montagem da fábrica de Porto Real (e o mercado) com o irmão mais novo.

Mas vale destacar que o novato tem uma pegada diferente do C4 Cactus, que apesar do projeto mais antigo, é um carro menor e que oferece interior mais sofisticado que o do C3 Aircross, que - pelo menos nos protótipos que tivemos contato - tem desenho e materiais semelhantes aos do C3.

Um aposta é que a Citroën tire de linha a versão mais cara Shine Pack, com o motor 1.6 THP de 173 cv. Ou faça exatamente o oposto, eliminando da gama as versões mais acessíveis para reposicionar o Cactus como um SUV compacto de pegada mais premium.

As dimensões externas do novo Citroën são próximas às do Renault Duster
Crédito: Divulgação
toggle button

3. Renault Duster

O novo Citroën C3 Aircross tem 4,32 m de comprimento, 2,67 m de entre-eixos e um porta-malas de 489 litros em sua variação de cinco lugares. Medidas que colocam o novo SUV compacto entre os maiores carros do segmento. Inclusive, o espaço para passageiros é bem amplo.

A nossa expectativa é que o Aircross custe algo entre R$ 100 mil e R$ 150 mil. Em porte, o concorrente mais próximo nessa faixa de preços é o Renault Duster, um carro também com entre-eixos de 2,67 m, mas com porta-malas um pouco menor (475 litros).

A Chevrolet Spin vai concorrer diretamente com as variações de sete lugares do C3 Aircross
Crédito: Divulgação
toggle button

4. Chevrolet Spin

A Chevrolet Spin reina praticamente sozinha entre os carros mais acessíveis de sete lugares. Mas a marca da gravata dourada terá que se preparar para a concorrência direta com o novo C3 Aircross.

O modelo da Citroën seguirá a mesma fórmula da Spin, oferecendo na mesma carroceria da variação de cinco lugares a opção de dois assentos adicionais no porta-malas.

Aliás, pelo o que pudemos notar no protótipo mostrado para a imprensa, o espaço disponível para os passageiros dos bancos adicionais parece mais adequado para crianças do que para adultos. Assim como na perua da Chevrolet.

Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.