BMW lança novo Série 3 e elétrico iX3 no Brasil

Remodelação do principal sedã da marca e versão totalmente elétrica do SUV médio estreiam no país; veja os valores

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. BMW lança novo Série 3 e elétrico iX3 no Brasil
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A BMW lança nesta semana, no Brasil, o novo Série 3 e a inédita versão totalmente elétrica do SUV X3, conhecida como iX3. Os modelos já têm preços oficiais (veja abaixo) e começam a ser entregues nas próximas semanas.

O sedã chega apenas um mês depois de ser revelado na Europa. Um dos principais carros da marca, é feito no Brasil e líder do segmento de sedãs premium. Estreia em três versões, todas fabricadas na sede de Araquari (SC): 320i GP, 320i Sport GP e 320i M Sport. Até o fim do ano chega também a 330i, híbrida plug-in e importada.

Já o iX3 vem importado da China em versão única - conhecida como M Sport, por R$ 475.950. Confira todos os preços na tabela abaixo.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Preços de BMW Série 3 2023 e iX3 2023

iX3
R$ 475.950
320i M Sport
R$ 347.950
320i GP Sport
R$ 327.950
320i GP
R$ 307.950
iX3 M Sport
R$ 475.950

 

Bmw Série 3 2023 André Traseira
O BMW 320i chega em três versões: GP, Sport GP e M Sport; já o 330e, híbrido, só aparece no final do ano
Crédito: André Deliberato/WM1
toggle button

O que muda no novo Série 3

As mudanças visuais externas são ligeiras, mas perceptíveis. Na frente, o sedã recebe novo para-choques e faróis em formato do duplo rim tradicional da BMW. Atrás, vemos um novo desenho para o para-choques e layout mudado nas lanternas, apesar da mesma "estrutura" de construção.

A maior novidade do carro está na cabine: recebe, na linha 2023, o chamado "BMW Live Cockpit Professional", um grande monitor curvo composto por duas telas - com 12,3" no painel de instrumentos e 14,9" na central multimídia -, que rodam o novo Sistema Operacional 8, similar ao usado pelo BMW iX.

BMW Série 3 2023
O painel foi onde sedã mais mudou: recebeu tela gigante atrás do volante e o formato da manopla de câmbio mudou
Crédito: André Deliberato/WM1
toggle button

Mas não é só isso. A partir de agora o sedã também tem o serviço ConnectedDrive, que fornece chamada de Emergência Inteligente; aviso de manutenção por telemetria, GPS com informação de trânsito em tempo real; sistema concierge 24h e portais de notícias, clima e aplicativos, além de serviços remotos acionados a partir do app "My BMW".

Para que os interassados conheçam as diferenças entre as três versões, a marca já disponibiliza em seu site um painel com tudo o que cada configuração pode entregar ao consumidor.

O motor, no entanto, não mudou. As três versões seguem equipadas com o 2.0 turbo de quatro cilindros, capaz de render 184 cv e 30,6 kgf.m de torque, acoplado a uma caixa de câmbio automática de oito marchas. Com esse powertrain, acelera de zero a 100 km/h em 7,1 segundos e chega a 235 km/h de velocidade máxima.

Bmw Série 3 2023 André
O BMW Série 3 2023 mudou de visual e ganhou incrementos tecnológicos na cabine, como a tela curva vinda do iX
Crédito: André Deliberato/WM1
toggle button

BMW iX3

Já o SUV elétrico é inédito e chega para disputar clientes com compradores de modelos híbridos e 100% elétricos de marcas premium como Mercedes-Benz, Audi e Volvo, além de - claro - ser uma opção sustentável para endinheirados que começam a olhar com bons olhos para o mercado de veículos que não consomem combustível fóssil.

Vendido em versão única e importado da China, o iX3 é o quarto modelo 100% elétrico vendido pela BMW no Brasil atualmente (junto com i3, em final de linha; iX e Mini SE).

Com motor elétrico posicionado no eixo traseiro, entrega 286 cv (210 kW) de potência e até 40,8 kgf.m de torque de forma instantânea. Com esse conjunto, acelera de zero  a 100km/h em 6,8 segundos e tem velocidade máxima limitada a 180 km/h - justamente para preservar motor e bateria. Segundo a BMW, tem 460 quilômetros de autonomia.

BMW iX3
BMW iX3 é a versão 100% elétrica do X3, que é feito no Brasil. Apesar disso, modelo eletrificado vem da China
Crédito: André Deliberato/WM1
toggle button

A marca também diz que o modelo precisa de apenas 32 minutos para recuperar 70% da bateria em estações de recarga rápida (até 150 kW). E também confirma que, assim como no caso do BMW iX, todas as unidades serão entregues com dois carregadores (o Wallbox Essential e o Flexible Fast Charger) de cortesia para possibilitar a recarga em dois pontos distintos.

Já em tomadas convencionais de 220V, o carro leva cerca de 7h30min para atingir a carga completa. Na de 110V, pode demorar até 40 horas.

"A recarga de um carro elétrico funciona como na hora de encher uma piscina olímpica. Não adianta querer encher com mangueira, vai levar dois meses. Então quanto maior e mais eficiente a fonte de recarga, mais rápido será o carregamento", afirma Emílio Paganoni, gerente de treinamento da BMW.

Completinho como o X3

O carro ainda vem bem recheado, como deve ser. Traz o BMW Live Cockpit Professional, por exemplo, com duas telas de 12,3 polegadas de alta resolução (embora não integradas como no Série 3), que exibem as informações do veículo e do sistema de entretenimento – sendo a última sensível ao toque e compatível com Apple Car Play e Android Auto, além de ter integração com a Alexa.

Além disso, vem com ar-condicionado com três zonas de resfriamento e os sistemas Driving Assistant Professional, Parking Assistant Plus e Surround View, com câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Vem ainda com conexão para o app My BMW e ainda pode ser comandado pelo Assistente Pessoal Inteligente, que permite interação por voz e faz com que os usuários precisem apenas falar para ativar diversas funções. Caso de controle de temperatura, aquecimento do banco, abertura de janelas e até a data da próxima revisão.

Parecem, mas não são iguais: note que o iX3 tem falsas saídas de escape, já que não usa escapamentos por ser elétrico
Crédito: André Deliberato/WM1
toggle button
Comentários