A BMW começou efetivamente a fabricar o iX1 na Alemanha. O modelo é 100% movido por motor elétrico alimentado por baterias, e foi apresentado a conta-gotas: exibido em junho, lançado em outubro, produção iniciada agora - e as entregas por lá só começam em janeiro.
A começo da produção do iX1 na unidade de Regensburg é importante não apenas pelo modelo em si, mas também pelo impulso que dará aos planos de eletrificação da BMW. Até 2024 - ou seja, logo ali -, pelo menos um em cada quatro automóveis produzidos pela marca em suas fábricas alemãs será elétrico.
O carro é espécie de versão elétrica do utilitário-esportivo X1, o SUV de entrada da marca alemã com motorização térmica tradicional. Movido por dois motores elétricos - um em cada eixo, o que lhe dá tração nas quatro rodas -, o iX1 tem bateria com 64 kWh, e o conjunto proporciona potência equivalente a 313 cv.
Segundo a BMW, o modelo acelera de zero a 100 km/h em 5,7 segundos e chega à velocidade máxima de 180 kmh. Além disso, promete autonomias de 413 a 438 quilômetros (ciclo europeu WLTP). Com 4,50 m de comprimento, 1,64 m de altura e 1,84 m de largura, o carro tem multimídia de 10,7 polegadas.
Por enquanto o modelo é vendido em apenas uma única versão, a XDrive30, com preço sugerido de 57.200 euros - o equivalente a uns R$ 315 mil em conversão direta. No Brasil, o iX1 é esperado lá pelo segundo semestre do ano que vem - mas antes o X1 "normal" deverá aparecer, com produção na fábrica de Araquari (SC).