Polo trará dados de torque no nome das versões TSI

Volkswagen quer mostrar que motores turbo pequenos podem render mais do que blocos aspirados maiores

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Polo trará dados de torque no nome das versões TSI
Lukas Kenji
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Volkswagen vai alterar a nomenclatura de todas as versões equipadas com o motor TSI (turbo) a partir do lançamento do Polo, que chegará ao mercado brasileiro no último trimestre do ano. Esses veículos trarão sempre a informação de torque na unidade Nm (Newton metro). Por exemplo, o Polo 1.0 turbo será chamado de Polo 200 TSI porque entrega torque máximo de 200 Nm.

Com isso, a montadora pretende enfatizar a importância da quantidade de torque em detrimento do tamanho do motor. “A maioria dos brasileiros acredita que quanto maior o motor, mais potente ele é. Isso é verdade no caso de propulsores aspirados, mas os turbinados podem entregar mais desempenho em motores menores”, explicou o vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen, Gustavo Schmidt.

O problema é que Nm é a medida mais utilizada no mundo, mas não no Brasil. Por aqui, como você já deve ter percebido, falamos sobre torque utilizando a relação de quilograma, força e metro (k.gfm). Portanto, 200 Nm significa 20,4 kgf.m. A Volks revelou ainda a potência do Polo 1.0 TSI, que será de 128 cv. Esta versão poderá ser pareada a uma transmissão automática que, segundo Schmidt, ficará posicionada abaixo dos R$ 68.000 para brigar com as versões intermediárias do Fiat Argo.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

 vw-polo-2018-09
vw-polo-2018-09
Legenda: vw-polo-2018-09
Crédito: vw-polo-2018-09
toggle button

Schmidt reconhece que o consumidor poderá confundir o número do torque com a litragem do motor ou até a potência dele - atualmente, ela adota a mesma estratégia somente na China. Por outro lado, ele afirmou que a Volkse fará um forte trabalho de marketing nas redes sociais a fim de trazer à tona a relevância do torque.

De fato, o torque é a medida mais importante na hora de realizar tarefas cotidianas no trânsito, como subir ladeiras íngrimes e realizar ultrapassagens. Já a potência é bastante importante quando falamos em velocidade máxima e também é relevante em relação à acelerações ligeiras. Vale ressaltar, em uma linguagem simples, que o que determina a quantidade de potência é a quantidade de torque de um motor.

Outra verdade é que motores menores podem mesmo ser mais eficientes em termos de desempenho do que propulsores volumosos. A Volks tem um exemplo dentro de casa: o Golf 1.0 TSI rende 125 cv e 20,4 kgf.m de torque, enquanto o mesmo Golf, equipado com o bloco 1.6 aspirado, desenvolve 120 cv e 16,8 kgf.m de torque (sempre com etanol). 

Comentários