Polo 1.0 automático deve vir abaixo de R$ 68.000

Versão equipada com motor TSI de 128 cv quer bater de frente com versões intermediárias do Fiat Argo

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Polo 1.0 automático deve vir abaixo de R$ 68.000
Lukas Kenji
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Volkswagen desvendou diversos segredos sobre o Polo nacional durante evento realizado em São Paulo (SP) nesta quinta-feira (27). A principal delas foi a confirmação de uma versão equipada com o motor 1.0 TSI (turbo) conectado com uma transmissão automática.

De acordo com o vice-presidente de vendas e marketing da montadora, Gustavo Schmidt, tal configuração deve ficar posicionada abaixo dos R$ 68.000, para bater de frente com as versões intermediárias do Fiat Argo.

O propulsor 1.0 turbinado foi ajustado para entregar 128 cv. Desta forma, ele é mais potente do que no Golf (125 cv) e no up! (105 cv). Já o torque é de 20,4 kgf.m, mesma quantidade entregue no Golf.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Motor 1.0 TSI de 128 cv
Motor 1.0 TSI de 128 cv
Crédito: Motor 1.0 TSI de 128 cv
toggle button

Aliás, o torque foi um dos assuntos mais polêmicos do evento. Isso porque a fabricante decidiu que vai colocar a quantidade de torque do motor no nome da versão. Portanto, o Polo 1.0 será chamado de Polo 200 TSI. Isso porque será considerada a entrega de torque em Nm (Newton metro) e não em kgf.m (quilograma força metro), como usamos no Brasil.

Desta forma, a fabricante quer que o consumidor entenda que um motor menor pode ter mais desempenho do que um maior, caso tenha uma entrega maior de força motriz.

A mudança vai valer para toda gama Volkswagen equipada com motores TSI. Ela estreia no último trimestre do ano, quando o Polo for lançado.

Painel digital do Polo
Painel digital do Polo
Crédito: Painel digital do Polo
toggle button

HERANÇA DA AUDI

A Volks revelou ainda que o hatch vai ter um painel de instrumentos totalmente digital e conectado à central multimídia. Ele terá uma dinâmica bem semelhante ao cluster da Audi, chamado de virtual cockpit. Isso significa que o motorista poderá ver, inclusive a rota do GPS na tela do painel.

No entanto, a tecnologia estará disponível somente para as versões mais caras do Polo. Segundo a Volks, as configurações de entrada e intermediárias vão oferecer outro modelo de central multimídia. Todas elas terão compatibilidade com os sistemas Android Auto, Apple CarPlay e Mirror Link.

SEGURANÇA

A Volkswagen também bateu bastante na tecla segurança e aproveitou para antecipar alguns itens disponíveis no Polo. Todas as versões TSI terão, por exemplo, controles de estabilidade e tração. Eles serão opcionais nas demais configurações.

O hatch terá à disposição ainda bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida em rampa, indicador de perda de pressão dos pneus, freio a disco nas quatro rodas, sistema de frenagem pós-colisão (que evita com que o condutor bata novamente após uma colisão), além de limpeza automática dos discos de freio (para garantir a eficiência de frenagem durante a chuva) e pneus de baixa resistência ao rolamento em todas as versões.

Outros detalhes técnicos são de que a suspensão será 20 mm elevada em relação à Europa, sendo que o eixo dianteiro será McPherson e o traseiro será interdependente com braços longitudinais.

Plataforma MQB
Plataforma MQB
Crédito: Duivulgação
toggle button

PLATAFORMA NOVA

Você já deve ter ouvido por aí, mas vale repetir: o Polo é o primeiro produto de uma nova plataforma modular chamada de MQB-A0. Esta matriz permite com que diversos modelos de diferentes carrocerias compartilhem a mesma base. Mas o que você pode não saber, embora o WM1 já tenha divulgado, é que esta base dará origem a um SUV (baseado no conceito T-Cross), a um sedã (o Virtus, que será lançado no início de 2018) e a uma picape, que deve chegar ao mercado somente daqui a dois anos.

Segundo o presidente da Volkswagen do Brasil, David Powells, ainda não há uma definição sobre o porte desta picape. “Estamos fazendo um estudo para determinar se é um modelo para competir com a (Fiat) Toro ou se deve ser menor”, considerou.

Por outro lado, o chefão da marca para o País reconheceu que o atraso no lançamento de um utilitário esportivo e afirmou que além do modelo baseado no T-Cross e do já prometido Tiguan de sete lugares, vai lançar outros SUVs de porte médio por aqui.

Mais informações sobre versões, motores e equipamentos do Polo devem ser divulgadas até o lançamento oficial do modelo.

Comentários