Novo A8 chega com V6 híbrido e muita tecnologia

Nova geração do sedã da Audi desliga o motor com o carro em movimento para poupar combustível e estaciona sozinha

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Redação WM1
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A Audi apresentou hoje (11) o que ela considera ser o futuro dos sedãs de alto luxo: a nova geração do A8, seu modelo mais sofisticado, que chega em setembro às concessionárias alemãs com propulsão híbrida em todas as versões, muita tecnologia de condução semiautônoma e preços sugeridos nas alturas: começando em 90,6 mil euros (cerca de R$ 336,4 mil na conversão direta) para a versão V6 "standard" e a partir de 94,1 mil euros (R$ 350 mil) para a configuração L, de entre-eixos longo Veja o vídeo abaixo.

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Visualmente, as novidades não são tão perceptíveis. O sedã premium ficou um pouco maior, traz grade frontal mais larga e angulosa e lanternas traseiras unidas por um filete de LEDs, acompanhado de um friso cromado. Mas é embaixo da carroceria de alumínio e dentro da cabine que estão os principais atributos do modelo.

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Crédito: 2018-audi-a8_2
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Para começar, os faróis combinam tecnologia a a laser com LEDs para o facho alto, ajustado automaticamente. De acordo com a Audi, o uso de lasers  dobra o alcance da luz alta a velocidades acima de 70 km/h, quando o sistema é ativado.

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Crédito: 2018-audi-a8_9
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Dentro, a primeira coisa a chamar a atenção é a segunda geração do painel 100% digital Virtual Cockpit, em tela de alta resolução de 12 polegadas, bem como a nova central multimídia com tela sensível ao toque de 10,5 polegadas no console central, com interface de operação revisada. Abaixo, o sistema de ar-condicionado também é operado por uma tela tátil. Para falar a verdade, dessa vez a Audi abandonou a profusão de botões do A8 anterior para apostar em comandos em telas, por voz ou por meio dos botões instalados no volante.

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Crédito: 2018-audi-a8_5
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Quase tudo no sedã é personalizável – é possível cadastrar seis diferentes perfis de usuário, cada um com mais de 400 opções para configurar. Quanto aos assistentes de condução semiautônoma, como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo que funciona inclusive em congestionamentos, são 41 à disposição do motorista.

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Crédito: 2018-audi-a8_3
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A Audi afirma que é a primeira montadora a usar de sériue scanner a laser em  conjunto com radar e outros sensores para avaliar as condições de tráfego no entorno do veículo e, assim, liberar as funções de condução semiautônoma – que não exigem a intervenção do motorista em determinadas condições. Em situações de tráfego lento, como a citada acima (a velocidades até 60 km/h), e em rodovias de pista dupla o motorista pode rodar completamente com as mãos fora do volante. O carro também é capaz de estacionar sozinho, com oeração remota via aplicativo no smartphone.

Na versão de entre-eixos alongado, as duas poltronas traseiras trazem diversas funções de massagem, inclusive para os pés, além de aquecimento ou resfriamento, bem como uma tela de entretenimento atrás de cada encosto dianteiro de cabeça.

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Crédito: 2018-audi-a8_7
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O novo A8 também conta com suspensão ativa que, por meio de uma câmera instalada na dianteira, consegue antecipar buracos e irregularidades na pista e ajustar previamente e de forma muito rápida o amortecimento de cada roda, de forma a garantir um rodar confortável em quase qualquer condição.

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Crédito: Divulgação
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Quanto aos motores, no lançamento o sedã contará  com duas opções de motor V6 turbo de três litros, instalados em um conjunto híbrido – a configuração a gasolina rende 344 cv e a opção a diesel, 290 cv. Nos dois casos, o sistema híbrido permite desligar o motor a combustão a velocidades entre 55 km/h e 160 km/h por até 40 segundos para poupar combustível. A fabricante também vai lançar nos próximos meses opções V8 4.0 a gasolina e a diesel, além de W12 híbrida. Independentemente da configuração, a tração é sempre integral, nas quatro rodas, gerenciada pela transmissão automática de oito marchas.

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