Nissan Kicks é quatro estrelas em teste de impacto

Quinto SUV mais vendido perdeu uma estrela na proteção para adultos e outra para crianças em avaliação do Latin NCAP

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Nissan Kicks é quatro estrelas em teste de impacto
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Inicialmente importado do México e fabricado no Brasil desde meados de 2017, o Nissan Kicks levou quatro estrelas na proteção para adulto e outras quatro para crianças de cinco possíveis na última rodada deste ano de testes do Latin NCAP - órgão que avalia a segurança de automóveis comercializados no Brasil e também em países da América Latina e do Caribe.

Teste de impacto Nissan Kicks dezembro 2017 Latin NCAP
Teste de impacto Nissan Kicks dezembro 2017 Latin NCAP
Crédito: Teste de impacto Nissan Kicks dezembro 2017 Latin NCAP
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O instituto avalia os veículos na colisão frontal e também na lateral, além da eficiência do controle de estabilidade, quando disponível. O Kicks foi testado com airbag frontal duplo, obrigatório no Brasil, mais controles eletrônicos de tração e estabilidade. Na batida frontal, a estrutura do SUV compacto, o quinto mais vendido da categoria no país, foi considerada "adequada", embora a proteção do peito do motorista tenha sido considerada "débil", a segunda pior avaliação do Latin NCAP.

No impacto lateral, a proteção tanto para adultos quanto para crianças foi avaliada como "boa" e, no caso dos ocupantes infantis, o utilitário esportivo da marca japonesa ganhou pontos por contar com ganchos Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e também pelo fato de contar com cintos de segurança de três pontos em todas as posições.

Teste de impacto Nissan Kicks dezembro 2017 Latin NCAP
Teste de impacto Nissan Kicks dezembro 2017 Latin NCAP
Crédito: Teste de impacto Nissan Kicks dezembro 2017 Latin NCAP
toggle button

No entanto, o Kicks poderia ter ido melhor no teste se tivesse chave para desligar a bolsa inflável dianteira do passageiro, possibilitando assim a instalação de assento infantil nesse assento, bem como se apresentasse sinalização do Isofix dentro dos parâmetros preconizados pelo órgão de segurança viária. O utilitário também passou no teste de eficiência do controle de estabilidade - disponível apenas em pacote opcional na versão de entrada S com câmbio manual e de série nas demais.

'GRINGOS' TAMBÉM SÃO AVALIADOS

Além do Kicks, o Latin NCAP testou dois modelos que não são comercializados no Brasil: o Nissan Murano, SUV médio produzido nos Estados Unidos que já foi vendido aqui pela fabricante japonesa, e o Chevrolet Aveo, versão antiga do Sonic que é montada no México - o Sonic teve vendas oficiais em nosso mercado entre 2012 e 2014.

Teste de impacto Nissan Murano dezembro 2017 Latin NCAP
Teste de impacto Nissan Murano dezembro 2017 Latin NCAP
Crédito: Teste de impacto Nissan Murano dezembro 2017 Latin NCAP
toggle button

O Murano (foto acima) ficou com com as cinco estrelas possíveis na proteção para adultos e foi classificado com três para crianças. No primeiro quesito, o SUV melhorou consideravelmente o desempenho registrado em dezembro de 2016, quando o utilitário da marca japonesa teve apenas duas estrelas. A melhoria se deu por conta da adição de reforços estruturais na parte dianteira para o teste de impacto. Dessa vez, o teste de colisão lateral não foi repetido, pois o Murano foi bem na avaliação realizaa há um ano. A unidade testada tinha sete airbags, controles de tração e estabilidade e ganchos Isofix de série.

Teste de impacto Chevrolet Aveo dezembro 2017 Latin NCAP
Teste de impacto Chevrolet Aveo dezembro 2017 Latin NCAP
Crédito: Teste de impacto Chevrolet Aveo dezembro 2017 Latin NCAP
toggle button

Já o Chevrolet Aveo (foto acima) foi o carro que fez feio na avaliação, ficando zerando a estrelas na proteção para adultos e registrando três para crianças. A nota zero no primeiro item se deu por conta da performance fraca na batida dianteira, cuja estrutura foi classificada como "instável". Nem mesmo o fato de a unidade avaliada ter airbag frontal duplo livrou o Chevrolet, que também tinha levado zero estrela em teste anterior, realizado em 2015. Quanto à batida lateral, o carro foi considerado "adequado" e as três estrelas para crianças também foram influenciadas pelo fato de o Aveo trazer ganchos Isofix.

"O mercado está reagindo com antecipação e além dos requisitos governamentais, devido aos testes do Latin NCAP. O Latin NCAP faz questão de solicitar aos governos da América Latina e do Caribe que adotem urgentemente os padrões do teste de impacto frontal e lateral da ONU, os padrões de controle eletrônico de estabilidade e de proteção para pedestres. Assim sendo, pedimos que os teste sejam obrigatórios para todos os veículos do mercado", avaliou Alexandro Furas, secretário geral do instituto.

Comentários