Ford EcoSport chega aos EUA mais barato e equipado

Versão de entrada para os norte-americanos é cerca de 20% mais em conta que a nossa, com motor turbo e airbag extra

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Redação WM1
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Projetado no Brasil e lançado originalmente no país em 2003, hoje o Ford EcoSport é um carro global, vendido na Europa e em outros mercados - inclusive os Estados Unidos, onde o SUV compacto acaba de ser lançado, com fabricação na Índia e algumas diferenças em relação ao modelo produzido e comercializado aqui.

A começar pelo preço: nos EUA, onde SUVs e picapes grandes têm grande volume de vendas, o EcoSport é um modelo de entrada, com preço inicial de US$ 19.995 ou R$ 64.195 na conversão direta. No Brasil, o utilitário esportivo parte de R$ 77.990, uma diferença de 21,4% para cima.

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Ford EcoSport Estados Unidos EUA
Ford EcoSport Estados Unidos EUA
Crédito: Ford EcoSport Estados Unidos EUA
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Outra diferença facilmente perceptível é que na tera do Tio Sam, bem como na Europa, o Eco é comercializado de série sem o estepe na tampa traseira, mantido no modelo brasileiro por demanda dos consumidores, segundo a Ford, mas que está cada vez mais em desuso nos SUVs modernos. Nos EUA, o item é opcional para a versão de entrada S.

Ford EcoSport Estados Unidos EUA
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Crédito: Ford EcoSport Estados Unidos EUA
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Quanto à parte mecânica, outra diferença: o EcoSport dos Estados Unidos traz em três das quatro versões disponíveis o moderno motor 1.0 Ecoboost, com turbo e injeção direta de gasolina, capaz de render 125 cv de potência e 17,3 kgf.m de torque, com tração dianteira - é o mesmo propulsor que equipa no Brasil as versões de entrada do Fiesta. Aqui, exceto pela configuração de topo Titanium, o SUV traz o novo motor 1.5 flex aspirado de três cilindros, 137 cv e 16,2 kgf.m.

Na configuração de topo SES, que traz visual mais esportivo e tração integral (ainda a ser lançada para o Eco feito aqui), opcional para as demais configurações. O motor é o 2.0 aspirado com injeção direta de gasolina, que lá fora entrega 168 cv e 20,6 kgf.m - esse mesmo propulsor é disponibilizado no Brasil na configuração de topo Titanium, trazendo tecnologia flex e um pouco mais de desempenho: 176 cv e 22,53 kgf.m.

Ford EcoSport Estados Unidos EUA
Ford EcoSport Estados Unidos EUA
Crédito: Ford EcoSport Estados Unidos EUA
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Nos EUA, independentemente da motorização escolhida, o EcoSport traz sistema start-stop, que desliga automaticamente o motor em paradas rápidas para poupar combustível, item indisponível na versão brasileira. No mercado norte-americano, todas as configurações trazem o mesmo câmbio automático de seis marchas oferecido no Eco tupiniquim e, ao contrário daqui, não há opção de transmissão manual.

Ford EcoSport Estados Unidos EUA
Ford EcoSport Estados Unidos EUA
Crédito: Ford EcoSport Estados Unidos EUA
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Quanto aos equipamentos, a versão de entrada para os norte-americanos é mais equipada, trazendo oito airbags (o nosso tem sete), acrescentando bolsa inflável de joelho também para o passageiro dianteiro, além do motorista. Essa configuração traz, ainda, rodas de liga leve de 16 polegadas, contra 15 polegadas do nosso Eco SE básico, além de bússola e câmera de ré, que a configuração mais barata no Brasil não tem. Abaixo, foto do EcoSport brasileiro.

Ford EcoSport 2018
Crédito: Ford EcoSport 2018
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Lá fora, a versão intermediária SE também é mais completa que a nossa com mesma nomenclatura, trazendo ar-condicionado digital com controle automático de temperatura (disponível no Brasil a partir da configuração Freestyle), além de teto solar, sensor de chave e partida do motor por botão, itens presentes no Brasil somente na configuração topo de linha Titanium.

Por falar na versão Titanium, a dos norte-americanos também é mais recheada, oferecendo de série bancos de couro com aquecimento para o motorista e som premium da Bang&Olufsen, além da opção de contar com iluminação interna personalizável com sete cores diferentes, recurso aqui oferecido apenas em modelos mais caros da Ford, como o Fusion.

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