As peruas resistem, apesar do crescimento dos SUVs em diferentes mercados, inclusive o brasileiro. A Volvo, que tem tradição em produzir esse tipo de veículo, acaba de apresentar na Europa a segunda geração da V60, que desembarca aqui no segundo semestre deste ano.
Construída sobre a mesma plataforma modular SPA utilizada nos SUVs XC60 e XC90, a V60 traz o mesmo estilo, com carroceria musculosa e esportiva, grade dianteira côncava e faróis full-LED com luzes de condução diurna em forma de "martelo de Thor", uma referência à divindade escandinava que virou super-herói dos quadrinhos.
O modelo de porte médio chega por volta de setembro aos mercados europeu e norte-americano, disponível para venda convencional (os preços ainda não foram anunciados) e também no sistema de assinatura mensal com taxa fixa, uma espécie de aluguel.
No lançamento, a V60 chega com duas versões híbridas plug-in, dando sequência aos planos de eletrificação da marca sueca - a partir de 2019, a companhia vai produzir apenas veículos eletrificados, sejam 100% elétricos ou com propulsão híbrida.
A configuração topo de linha T8 combina motor 2.0 turbo com outro, elétrico, para render 395 cv de potência, e recarrega as baterias na tomada. A segunda, chamada de T6, tem o mesmo conjunto, porém é um pouco menos potente, com 345 cv. Ambas têm tração integral.
Além das configurações híbridas, a perua vai contar com as versões T5 e T6 a gasolina - ambas têm propulsor 2.0 turbo a gasolina, com potências de 190 cv e 254 cv, respectivamente, como o novo XC40, atualmente em pré-venda e que chega em abril.
Na Europa, a perua também tem à disposição duas configurações turbodiesel. A transmissão é automática de oito marchas.
Por dentro, a V60 traz um visual bastante parecido com o do XC60, com painel de instrumentos digital e interior minimalista, com boa parte dos comandos concentrada na tela vertical da central multimídia, compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Mas o que realmente merece destaque na novidade é a segurança, como não poderia deixar de ser em um Volvo. A V60 conta, a exemplo dos SUVs XC40, XC60 e XC90, com o pacote City Safety, que inclui frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e animais, além de um recurso que move automaticamente o volante para evitar uma colisão em veículos trafegando no sentido contrário.
Além disso, o carro conta com o Pilot Assist, controle de velocidade de cruzeiro que atua nos freios, na aceleração e na frenagem em vias bem demarcadas a velocidades de até 130 km/h, atualizado para contornar curvas com mais precisão. Resumindo, é um carro semiautônomo.