Depois de criar expectativa ao anunciar, na última quarta-feira (18), uma corrida de "Uno com escada" para anunciar nesta sexta (20) o nome do novo sedã do Argo, agora a Fiat desfez o mistério: ele se chamará Cronos. A revelação aconteceu nesta tarde, quando a fabricante colocou o vídeo da disputa nas redes sociais.
A produção mostra seis unidades do Mille, o Uno quadradinho que saiu de linha no fim de 2013, disputando seis voltas em um circuito, com escadas instaladas no teto - uma brincadeira com os "memes" de internet relacionando o "velho Uno" a carro de trabalho, um dos preferidos por empresas de telefonia e de eletricidade - daí a escada no teto. Veja abaixo.
No vídeo, a cada volta os Mille são substituídos por modelos recentes da Fiat: um Mobi, duas Toro e três Argo (fotos abaixo). Cada carro traz uma das letras do nome Cronos, que é formado apenas no fim da produção.
A ação de marketing para divulgar o nome também aconteceu na Argentina, onde o Cronos será fabricado. No país vizinho, a montadora lançou um concurso, com site oficial e tudo, com 12 dicas para os participantes tentarem adivinhar o nome, anunciado na conta da Fiat Argentina no Twitter também nesta tarde. No post, a empresa informa que uma pessoa acertou e terá como prêmio uma viagem para a Itália.
Cronos segue a linha adotada pela Fiat de batizar seus modelos recentes com nomes de duas sílabas e, em alguns casos, retirados da mitologia grega. Chronos, com 'h", é deus do tempo, enquanto Argo denomina o navio usado pelos aventureiros Argonautas no imaginário da Grécia antiga.
O que faltou mesmo foi mostrar o visual do Cronos, que será revelado por inteiro e em detalhes em evento da Fiat a ser realizado ainda este ano, com vendas no Brasil a partir do começo do ano que vem, quando também chega um dos seus concorrentes, o Volkswagen Virtus, sedã do novo Polo. O Cronos também terá pela frente rivais como Honda City e Ford Fiesta Sedan.
Ainda não são conhecidos detalhes técnicos, mas é de se esperar que o Cronos reedite a base mecânica do Argo, que tem à disposição os motores 1.0 de três cilindros e 77 cv de potência, 1.3 de quatro cilindros de 109 cv e 1.8 de 139 cv, mais opções de câmbio manual ou automatizado de cinco marchas e automático com conversor de torque de seis velocidades.