Lançado em dezembro do ano passado, logo após fazer sua primeira aparição em público, no Salão do Automóvel de São Paulo, o Hyundai Creta está chegando às concessionárias na linha 2018, com preços mais altos e o fim da versão intermediária Pulse com motor 2.0.
Agora, os preços sugeridos são de R$ 74.990 (era R$ 73.990) para a versão de entrada Attitude 1.6 manual, R$ 79.790 para a Pulse 1.6 manual (era R$ 78.790), R$ 86.740 para a Pulse 1.6 automática (que custava R$ 85.740) e de R$ 100.990 para a topo de linha Prestige 2.0 automática, cujas unidades restantes da linha 2017 saem por R$ 99.990.
Enquanto o visual e a mecânica do SUV compacto permenecem inalterados, o modelo traz como novidade para a configuração mais cara, a única equipada com a central multimedia blueNav, a troca do botão "Mute”, no lado esquerdo do volante, acima da tecla de volume, pelo botão para reconhecimento de comandos de voz para os sistemas Apple CarPlay, que conecta iPhones e Ipads, e Android Auto, para dispositivos móveis Android.
Outra alteração é que, agora, a configuração Attitude 1.6 manual, a mais em conta, deixa de ter a manopla de câmbio revestida de couro, passando a trazer acabamento mais simples, de plástico – as demais mantêm o couro no componente.
A configuração de entrada traz de série ar-condicionado, vidros elétricos nas quarto portas (função um-toque para descida na posição do motorista), chave canivete com abertura e fechamento das portas a distância, retrovisores elétricos com repetidores de seta, sistema start-stop (que desliga automaticamente o motor em paradas rápidas para poupar combustível), volante ajustável em altura e profundidade, banco do motorista ajustável em altura, computador de bordo, sensor de pressão dos pneus, Isofix, alarme, barras de teto e rodas de liga leve de 16 polegadas.
Como anteriormente, para ter controle de tração e estabilidade, mais assistente de partida em rampa, é necessário subir para a configuração Pulse 1.6 manual, que custa R$ 4,8 mil a mais e também acrescenta sensores traseiros de estacionamento e faróis de neblina.
Luzes diurnas de LEDs, ar-condicionado automático, a citada central multimídia, sensor de chave, partida do motor por botão, banco do motorista ventilado, alarme volumétrico, câmera de ré e bancos de couro marrom são exclusividades da versão Prestige 2.0, a mais cara.
HB20
A linha HB20 também chegou à linha 2018, igualmente com preços mais elevados para a maioria das versões e trazendo como novidade a oferta da central multimídia blueMedia em todas elas, como opcional, exceto pelas configurações de topo Premium e R Spec, que trazem o item de série.
Considerando as exceções acima, o item custa R$ 1.550 extras com motor 1.0 e R4 1,6 mil adicionais com motorização de 1,6 litro. Versão mais simples da blueNAV do Creta, a blueMedia também é compatível com Android Auto e Apple CarPlay e também permite o espelhamento da tela de celulares Android.
Outra novidade do HB20 2018 e seus derivados é que a versão R Spec (foto acima) agora traz volante com regulagem de altura e profundidade, acabamento interno do teto na cor preta e bancos com costuras vermelhas, cor que também aparece, como anteriormente, em outras partes da cabine.
Atualmente, o HB20 e o segundo automóvel zero mais vendido do país, com 60.460 unidades emplacadas de janeiro a julho deste ano - perdendo apenas para o Chevrolet Onix, com 98.469 unidades. Já o Creta é o quarto SUV em volume de vendas do Brasil, somando 20.492 emplacamentos no mesmo período. Confira a lista completa de preços da linha 2018 do utilitário esportivo e da família de compatos, formada por hatch, sedã e hatch aventureiro.
CRETA
R$ 86.740 (era R$ 85.740)
HB20
HB20S
HB20X