cnh_e2.jpg

CNH no celular estreia hoje no Brasil

A partir desta terça-feira (10), os condutores de Goiás poderão ter a CNH no smartphone por meio de um APP

WM1 / 10/10/2017 às 18:45

O Detran (Departamento de Trânsito) de Goiás, em parceria com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), lança nesta terça-feira (10) a CNH Digital, conhecida como CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica). Trata-se da versão do documento para smartphone, permitindo deixar a opção de papel em casa, algo que hoje não é possível.

Por meio de um aplicativo disponível para os sistemas Android e IOS, o motorista fará a certificação digital ou pelo QR Code, que está impresso na parte de traz somente das CNHs novas e renovadas a partir de maio deste ano. O documento, então, ficará protegido por uma senha (PIN) que somente o usuário terá e que deverá ser digitada no APP todas as vezes que for necessário apresentar a CNH-e a uma autoridade, por exemplo.

 

Para obtenção da CNH Eletrônica, os condutores deverão se cadastra no portal de serviços do Denatran – fora aqueles que já estão registrados no SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), que possibilita o pagamento online de infrações de trânsito. Também será obrigatório atualizar alguns dados junto ao Detran Estadual, como telefone e e-mail.

Após completar estes passos iniciais, o condutor receberá no e-mail cadastrado as informações para efetuar o login necessário para portar a CNH-e no smartphone. Em caso de perda, roubo ou furto do aparelho, o motorista poderá bloquear o acesso ao documento utilizando o site do Detran do próprio Estado. As taxas e prazos para nova emissão serão, de acordo com Denatran, responsável do Detran de cada federação.

A previsão do Denatran é que todos os Estados tenham implantado a CNH-e até fevereiro de 2018. Importante ressaltar que a CNH tradicional de papel continuará sendo emitida e terá a mesma validade da CNH Eletrônica.

Com combustível de alta octanagem correndo pelas veias, a equipe de jornalistas do WM1 está sempre acelerando em busca das informações mais relevantes para quem está à procura do melhor negócio ou é apenas mais um aficionado por carros!

Matérias relacionadas