civic_type_r_competicao

Civic Type R ganha versão invocada para as pistas

Preparadora revelou o visual do hatch para a disputa de provas de turismo. Motor turbo de 310 cv ficará ainda mais forte

WM1 / 14/07/2017 às 17:15

Recém lançado nos Estados Unidos como o Civic de produção mais potente da história e automóvel de tração dianteira mais rápido no circuito alemão de Nürburgring, o hatch Type R já está pronto para baixar seus tempos de volta em autódromos.

A equipe italiana JAS Motorsport, que tem patrocínio da Honda, acaba de apresentar sua versão para as pistas do modelo, rebatizada como Civic Type R TCR – trata-se do primeiro exemplar do hatch adaptado para competições de décima geração.

Na verdade, a imagem que você vê acima é ainda uma projeção de computador, pois o carro em questão ainda não foi finalizado, mas já antecipa o que esperar dele. A primeira coisa que chama atenção, evidentemente, é o kit aerodinâmico que alargou a carroceria e acrescentou um grande “spoiler"dianteiro, saias laterais e uma asa traseira maior ainda.

A preparação traz também uma reprogramação da central eletrônica do motor 2.0 turbo, para fazê-lo render mais que os já respeitáveis 310 cv de potência e 40,78 kgf.m de torque originais – os novos números ainda não foram anunciados. Além disso, o Type R ganhou suspensão traseira do tipo Multilink e barras estabilizadoras na dianteira e na traseira. Abaixo, fotos do exemplar sem modificações em relação ao modelo produzido em série que bateu o recorde em Nürburgring.

O modelo poderá ser customizado tanto para provas de turismo quanto para competições de longa duração, ganhando luzes adicionais, sistema de climatização reforçado e  freios ABS – itens essenciais em provas que chegam a durar 24 horas, com disputa de dia e de noite até a linha de chegada.

Este não será o primeiro Civic Type R TCR. O pioneiro, de acordo com equipe  e preparadora europeia, já ganhou cinco campeonatos de diferentes categorias anteriormente. A JAS vai comercializar para outros clientes a sua criação, com as primeiras 25 unidades completadas em dezembro, já de olho na próxima temporada de competições.

Com combustível de alta octanagem correndo pelas veias, a equipe de jornalistas do WM1 está sempre acelerando em busca das informações mais relevantes para quem está à procura do melhor negócio ou é apenas mais um aficionado por carros!

Matérias relacionadas