Audi revela o novo A6 com tecnologia híbrida

Sedã executivo ganha cabine operada por telas e comandos de voz e deve aparecer no Salão do Automóvel de São Paulo

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Audi revela o novo A6 com tecnologia híbrida
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Audi se antecipou ao Salão de Genebra (Suíça), que abre ao público no dia 8 de março, e apresentou a nova geração A6. Visualmente, o sedã executivo traz dianteira mais esportiva, com grade maior e faróis mais afilados (com opção de iluminação a laser), mantendo as linhas sóbrias e elegantes. Mas é dentro da cabine e embaixo do capô que o concorrente de Mercedes-Benz Classe E e BMW Série 5 traz as principais novidades.

Os novos A6, A7 e A8 deverão estar no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro deste ano, com chegada às concessionárias no primeiro semestre de 2019. O lançamento na Alemanha acontece em julho.

Assim, como o "irmão" A7, lançado no ano passado na Europa, o A6 traz tecnologia "mild hybrid" (híbrida leve), combinando motor a combustão com outro elétrico, de 48 volts. Esse motor funciona também como alternador, recarregando baterias de íons de lítio nas desacelerações. O conjunto híbrido agrega, ainda, o motor de arranque, com sistema start-stop, que desliga o motor a gasolina em paradas rápidas para poupar combustível. Tudo em uma peça.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Por falar em consumo, o "mild hybrid", que gradualmente vai se estendendo a todos os modelos da marca, permite que o motor a combustão seja desligado em velocidades entre 55 km/h e 160 km/h. A Audi diz que tudo isso junto faz com que o novo A6 reduza o gasto de gasolina em até 0,7 litro a cada 100 km rodados.

No lançamento, os motores disponíveis são 3.0 V6 turbo a gasolina, capaz de render 340 cv de potência e 51 kgf.m de torque, e 3.0 turbodiesel, de 286 cv e 63,22 kgf.m. A unidade a gasolina faz com que o sedã acelere de zero a 100 km/h em 5,1 segundos, de acordo com a Audi. Essa é a configuração que virá ao Brasil.

Por dentro, a cabine é semelhante à do A7, trazendo painel de instrumentos digital e a nova central multimídia MMI dividida em duas telas sensíveis ao toque - a de cima funciona como central propriamente dita, enquanto a de baixo opera os comandos do ar-condicionado, entrada de texto e outras funções. Existem comandos de voz à disposição e até sete motoristas podem personalizar o veículo conforme suas preferências pessoais.

Como em modelos topo de linha recentes da Audi, o A6 se destaca pelos assistentes à condução, com tecnologias semiautônomas. Isso inclui o estacionamento autônomo do carro, com o motorista fora dele, ativando e monitorando o processo pelo smartphone. Esses recursos estarão disponíveis em um pacote opcional. O A6 também tem à disposição controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, que faz até uma suave intervenção no volante para manter o carro entre as faixas de rodagem.

Comentários