Após foto viral, campanha incentiva sorriso na CNH

Motorista de Minas Gerais renovou habilitação com os dentes de fora. Alguns Detrans permitem sorrir no documento

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Após foto viral, campanha incentiva sorriso na CNH
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Recentemente, o fotógrafo Filipe Borges causou alvoroço nas redes sociais ao postar sua foto na renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), realizada em Minas Gerais, estado onde ele reside. Na imagem, ele aparece de "sorrisão" aberto, mostrando os dentes, inclusive, e sua história reacendeu o debate: pode isso, Arnaldo?

Pode, dependendo do Detran onde você vai tirar a primeira via ou a renovação da carteira de motorista. No caso de Borges, 33 anos, o Detran-MG permitiu a foto com o tal sorriso escancarado, não sem antes ele antes ter de argumentar com uma funcionária, que resistia a liberar a 3x4 do jeito que ele queria. Ao consultar o departamento de trânsito mineiro, veio a informação de que o órgão não tinha restrições a atender o pedido.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
cnh lacradora
cnh lacradora
Crédito: cnh lacradora
toggle button

Tamanha foi a repercussão que o Detran de São Paulo lançou nas redes sociais e outros canais oficiais do órgão a campanha “Vai ter Sorrisão", com a “hashtag” #CNHLacradora, informando o que pode e o que não pode ao tirar a fotografia para emissão de CNH no estado paulista. Veja acima a ilustração da campanha.

O sorriso, no caso do Detran-SP, está liberado, assim como trajes como turbantes, gorros, bonés (inclusive com a aba voltada para trás), e hábitos religiosos, como lenços e maquiagens típicas de determinadas culturas. Até óculos de grau estão liberados, desde contem com lentes antirreflexo que permitam visualizar os olhos. O Detran-SP esclarece que não são permitidos itens que dificultem a identificação do condutor, cobrindo total ou parcialmente o rosto, como óculos escuros, boné com aba para frente (pois pode fazer sombra na face) e véus que ocultem o rosto, como as "burkas” islâmicas.

Vale lembrar novamente que o Detran de cada unidade da fcaptionação é quem determina o que está liberado nas fotos da habilitação. Dá para citar, além dos departamentos estaduais de trânsito de São Paulo e Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul como locais onde o sorriso na foto é permitido.

Comentários