Volvo XC40 2018

Volvo enfim revela o inédito XC40

SUV compacto da marca sueca quer ser o novo queridinho dos brasileiros

WM1 / 21/09/2017 às 13:45

Nesta quinta-feira (21), em Milão (Itália), a Volvo finalmente apresentou o novo XC40, SUV que tem tudo para ser o queridinho dos brasileiros. A novidade chega ao Brasil no primeiro trimestre de 2018 para ser uma opção mais acessível que o irmão XC60, que parte de R$ 235.950.

Com o lançamento do XC40, a Volvo passa a ter nada menos que três representantes no segmento que mais cresce no mercado automotivo, o de utilitários esportivos.  Com 4,42 m de comprimento, o SUV é 26 cm menor que o irmão XC60 e 4 cm maior que um de seus principais rivais, o Audi Q3. O sueco chega ainda para bater no BMW X1, Range Rover Evoque e Mercedes-Benz GLA.

A princípio, o XC40 será oferecido na Europa com um motor 2.0 a diesel de 192 cv (D4) e outro a gasolina de 250 cv (T5), que faz o carro chegar de 0 aos 100 km/h em 6,5 segundos. Ambos são equipados com câmbio automático de oito velocidades.

O modelo é montado sobre uma nova plataforma modular (CMA) desenvolvida em parceria com a chinesa Geely, dona da Volvo. Por isso, o modelo foi pensado para ter ainda uma versão híbrida e outra elétrica - que chegarão em breve -, além de receber o novo motor de três cilindros da Volvo que será oferecido pela primeira vez no XC40.

O interior parece uma miniatura dos modelos maiores, com o sistema de infotainment que contém pouquíssimos botões, já conhecido dos irmãos XC60 e XC90. A Volvo está oferecendo diversas opções de acabamentos internos e também uma versão com teto em dois tons. Ao todo são 17 combinações de cores.

No quesito tecnologia, os carros da Volvo estão muito bem servidos, e com o XC40 isso não é diferente. Há frenagem automática, assistentes de direção, sistema de detecção de pedestres e animais, câmera 360º, entre outros equipamentos.

O modelo começa a ser produzido em novembro na planta de Ghent, na Bélgica. Para o lançamento, a versão T5 Momentum com tração integral começa em US$ 35.200, aproximadamente R$ 110 mil na conversão direta e sem impostos. Ainda não foram definidos preços e versões que serão vendidas no Brasil.

* informações enviadas por Lukas Kenji diretamente de Milão, Itália.

Quando deixa um pouco de lado a carreira brilhante como piloto de Gran Turismo e Fórmula 1 (no Playstation), faz cobertura diária do setor automobilístico. Muscles cars e clássicos dos anos 1990 são as máquinas prediletas.

Matérias relacionadas