Primeiras impressões: Novo Volkswagen Polo 1.6 MSI

Versão com motor 1.6 de 117 cv tem desempenho competente e boa lista de itens de série por R$ 54.990

WM1 / 26/09/2017 às 18:00

Uma opção para quem não faz questão do câmbio automático, mas não quer um carro moroso. Esta pode ser uma boa opção para o Novo Volkswagen Polo na versão MSI, equipada com o motor 1.6 16V flex de 110/117 cv a 5.750 rpm. Ela está tabelada a R$ 54.990 e já vem com itens de série como direção elétrica, ar-condicionado, além de travas e vidros elétricos nas quatro portas, suporte para celular e quatro airbags (frontais e laterais).

O WM1 avaliou a configuração em trecho predominantemente de estrada. Não houve perrengue. Isto é, o propulsor de 15,8/16,5 kgf.m de torque máximo, na ordem gasolina e etanol, mostra competência quando o motorista precisa afundar o pé direito no assoalho para fazer ultrapassagens ou retomadas.

Já utilizado no Fox, o motor da família EA211 não proporciona a mesma diversão que o 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgf.m (etanol), mas pode levar o hatch de 0 a 100 km/h no mesmo tempo que o motor disponível nas versões mais caras do Polo. São precisos 9,6 segundos para cumprir a façanha.

MAIS SOBRE O NOVO POLO

Novo Volkswagen Polo 2018 tem quatro versões e parte de R$ 49.990
Novo Polo e Corolla têm nota máxima em teste de impacto
Galeria de fotos: Novo Volkswagen Polo 2018

Os 120 km/h constantes são percorridos com o propulsor girando em torno de 3.100 rpm e o escalonamento com o câmbio manual de cinco marchas está bem ajustado (aliás, a Volkswagen dificilmente erra no acerto da transmissão).

Desta forma, o hatch acaba sendo esperto, mas também econômico. Atingiu nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro. O resultado é de 12/8,2 km/l na cidade, e 13,9/9,5 km/l na estrada, com gasolina e etanol, respectivamente.

ITENS OPCIONAIS

Voltando a falar sobre pacote de equipamentos, o Polo 1.6 MSI dois pacotes opcionais. O primeiro deles é o Safety Pack, disposto de controles de tração e estabilidade, além de bloqueio eletrônico do diferencial. Ele sai por R$ 1.050. Ao acrescentar o chamado Connect Pack (que vem com volante multifuncional, rodas de liga leve de aro 15” e central multimídia de 6,5” (com Android Auto e Apple CarPlay), o valor sobe para totais R$ 3.340. Durante o período de lançamento, no entanto, há um valor promocional de R$ 2.600. Desta forma, o valor total do carro ficaria em R$ 57.590.

PÓS-VENDA

Assim como em toda a linha, a versão 1.6 MSI tem valores fixos de revisão. Os seis primeiros serviços estão orçados em R$ 3.287. Já é sabido também o preço de reparação do Polo. De acordo com o Car Group, do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), o modelo atingiu a nota 10 – a escala vai de 10 a 60 e quanto menor o índice, melhor. Isso significa que o valor máximo de reparação do veículo é de R$ 3.574.

Quando deixa um pouco de lado a carreira brilhante como piloto de Gran Turismo e Fórmula 1 (no Playstation), faz cobertura diária do setor automobilístico. Muscles cars e clássicos dos anos 1990 são as máquinas prediletas.

Matérias relacionadas